Foto: Elsson Campos

A Coordenadoria de Proteção Animal vai abrir mais um cadastro para castração de cães em sua sede, na Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, número 100, Parque Eldorado.

As inscrições serão realizadas dia 28/06 (sexta-feira), à partir das 8h, e as senhas serão distribuídas por ordem de chegada. Esta etapa do Projeto Municipal de Castração irá contemplar 40 machos e é gratuita.

Os requisitos para a castração gratuita são: apresentar comprovante de renda provando que não possui condições de pagar pela castração através do Número de Inscrição Social (NIS), do cartão Mumbuca, do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que o animal não tenha nenhum impedimento na avaliação clínica.

A triagem será marcada no momento da inscrição e os cães passarão por avaliação clínica que irá identificar condições para a cirurgia, com a realização de coleta de sangue para exame e os animais devem ter entre cinco meses e seis anos de idade e de 3 a 20 quilos. A castração não será realizada em animal que possua apenas um testículo ou que seja braquicefálico (ex: Boxer, Shit-zu, Pug).

Se o animal estiver apto, a cirurgia será marcada. Caso haja algum impedimento para o procedimento cirúrgico, o tutor do animal será devidamente comunicado e deverá assinar um termo se comprometendo a procurar um médico veterinário para oferecer o cuidado necessário ao animal antes de tentar novamente a castração.

Os tutores precisam apresentar no momento da solicitação as cópias do comprovante de residência no município, Cadastro de Pessoa Física (CPF), RG e comprovante de renda. Será realizada apenas uma castração por CPF para que mais famílias sejam beneficiadas com o projeto e 20% das vagas serão direcionadas a animais resgatados da rua através dos protetores.