Atividades em Maricá pelo Dia do Desafio - Foto: Michel Monteiro

Há 25 anos, cidades em todo o mundo participam, sempre na última quarta-feira do mês de maio, do Dia do Desafio, uma campanha mundial de promoção da saúde e bem-estar, cujo objetivo é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a participar de qualquer atividade física, por, ao menos, 15 minutos consecutivos, seja dançar, correr, caminhar, pedalar, nadar, jogar futebol, vôlei, basquete, fazer alongamento, entre várias outras opções.

As cidades disputam entre si para ver quem consegue mais adesões. Com o slogan “Quando você abraça o desafio, o bem estar abraça você”, Maricá participou da competição pela segunda vez tendo o Serviço Social do Comércio (Sesc) como parceiro e Ourinhos (SP) como adversária. As atividades ocorreram na Arena Flamengo, no Paço Municipal, próximo a rodoviária do Centro e em Araçatiba e reuniram moradores e servidores públicos.

“A adesão está sendo em massa e eu acredito que Maricá venha a ganhar. Vencendo, a cidade ganha mais visibilidade ainda”, pontua Alan da Silva, representante do Sesc. “Trata-se de uma cidade que promove o esporte seja o futebol, o badminton ou tantas outras. Maricá vive e respira o esporte. Por isso, é de extrema importância fazer com que a população se movimente, principalmente neste dia”, acrescenta.

Quem participou endossa a mensagem. “A prática esportiva estimula o corpo e é bom para a saúde. Eu só não faço todo dia, por causa de tempo, mas de vez em quando dou uma corridinha. Por enquanto, ele só joga só futebol, mas já estamos esperando uma vaga para que ele possa fazer natação”, contou Leonardo Santos (43 anos) que mora no Boqueirão e estava na Arena Flamengo com o filho João Gabriel Nascimento (8 anos).

Para o secretário de Esporte e Lazer, Felipe Bittencourt, o acesso ao esporte vem sendo ampliado, atualmente a maior ferramenta para a inclusão social. “Então, nada mais justo Maricá mostrar para o Brasil e o mundo que realmente respira esporte”, frisou.

De acordo com Carlos Vagner, coordenador de esportes da pasta até as 17h desta quarta-feira mais de 12 mil engajamentos, entre vídeos e fotos, foram contabilizados pelo “Dia do Desafio”.

“A mobilização do município está sendo sensacional, acho que a sociedade entendeu o espírito da prática da atividade física e que a nossa proposta não é ganhar das outras cidades, mas incentivar a prática da atividade”, afirmou. “Se cada pessoa passar a fazer 15 minutos de atividade física diária o nosso objetivo terá sido alcançado, pois o que queremos é cultuar com essa ação a saúde do maricaense. Ainda nem contabilizamos a nossa hashtag (#eunodesafiomarica2019) e já passamos de 12 mil atendimentos”, comemorou o coordenador.