Prefeito Fabiano Horta recebeu as alunas do curso de Construção Civil do MCMV - Foto: Elsson Campos

O prefeito Fabiano Horta recebeu no gabinete, na manhã desta quarta-feira (15/05), um grupo de doze mulheres moradoras dos dois condomínios “Minha Casa, Minha Vida” construídos na cidade.

Elas são alunas de um curso de construção civil promovido pela organização não-governamental Mão na Massa, que tem apoio da Petrobras. As aulas, que começaram na semana passada e terão cinco meses de duração, acontecem na Fundação de Apoio á Escola Técnica (Faetec) de Itaboraí, que fica no bairro Ampliação, e as alunas são transportadas em uma van cedida pela Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher. Além da parte técnica, as alunas terão lições também de sociologia e outros temas.

“Estão todas felizes em participar e me mostram cada passo, cada progresso que alcançam nas aulas. É um retorno bem gratificante”, garantiu a assistente social Sely Cristina da Silva.

Uma das alunas, Tábata Mônica Pereira de Lima, conta que o curso serve como uma válvula de escape para sua rotina de cuidar da filha de 15 anos que é portadora de necessidades especiais.

“É onde posso mostrar que sou capaz de ser melhor ainda. É um momento meu, de superação”, afirma ela, que tem 45 anos e mora no Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, em Inoã.

No mesmo bairro mora Janaína Cosmo, de 39 anos. “Sempre trabalhei voluntariamente, mas agora posso fazer tudo com mais exatidão. Já aprendi até a calcular a quantidade de tijolos para uma parede”, comemora a aluna.

O prefeito Fabiano Horta parabenizou as alunas e afirmou que pretende organizar, através da secretaria, uma cooperativa para as futuras trabalhadoras.

“Esta é uma oportunidade de empoderamento e afirmação para vocês, e isso nos torna convictos do que estamos construindo em nossa cidade, que é a dignidade com cidadania. Peço a vocês que estimulem outras mulheres a também buscar essa meta”, disse.

Ao lado do subsecretário Mauro Alemão, o secretário João Carlos de Lima reforçou o pedido do prefeito para que tragam outras mulheres para o curso.

“Nossa gestão foca nos mais necessitados para viabilizar seus sonhos de vida, principalmente as mulheres. Queremos trazer mais gente e também levar esse debate para as casas de vocês”, disse ele.