Junta Militar funciona no prédio da prefeitura - Foto: Marcos Fabricio

Com o sonho de ser músico da Marinha, o jovem instrumentista Matheus da Cruz Fonte Lopes, de 18 anos, deu um importante passo para o início de sua realização. Acompanhado de sua mãe, foi retirar o Certificado de Reservista Militar, um dos documentos obrigatórios para prestar o concurso público. Esse é um dos serviços oferecidos pela Junta de Serviços Militar de Maricá, situada no 1º andar do Paço Municipal (sede da prefeitura, na Rua Álvares de Castro, 346, Centro). O alistamento militar, aos 18 anos, é obrigatório.

“É emocionante porque agora está mudando de fase, com responsabilidade e respondendo pelos seus próprios atos. Hoje é seu aniversário e está ganhando um presentão”, contou emocionada a dona de casa Viviane da Cruz Fonte, de 44 anos, mãe do jovem.

Além deste, outros serviços estão disponíveis como expedição e entrega de documentos militares, emissão e entrega de taxas e multas de pagamento, expedição e fornecimento de declaração de situação militar, Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Isenção de Notoriamente Incapaz (CI), dentre vários outros.

No caso do Certificado de Alistamento Militar (CAM), o requerente que solicitar a retirada do documento na Junta Militar de Maricá precisa esperar cerca de 30 dias para tê-lo em mãos. Para quem necessita retirar a 2ª via ou fazer transferência de Junta, o prazo é mais curto e leva apenas 15 dias. Em outros núcleos, o tempo para conseguir esta mesma documentação normalmente é de 30 dias.

“A maioria das Juntas Militares trabalha só até 12h ou 13h. Maricá é uma das poucas que funcionam de 9h às 17h. Isso contribui para a celeridade nos nossos processos e nas nossas demandas”, afirmou a secretária da Junta de Serviços Militar de Maricá, Rosely Ferreira, mencionando que o núcleo realiza uma média de 500 atendimentos por ano e cerca de 1.200 alistamentos por ano.

Ao receber o Certificado de Alistamento Militar, o estudante Douglas Miranda, de 18 anos, comprovou a rapidez do serviço. “Em menos de 30 dias recebi o documento da Junta. Vim no dia 17 de abril e no dia 6 de maio já estava pronto”, contou o jovem que precisa do certificado para retirar o passaporte.