Jogos decisivos da Taça Cidade de Maricá - Foto: Elsson Campos

O fim de semana (11 e 12/05) foi de muitos gols na rodada das quartas de final da Taça Cidade de Maricá 2019. O torneio promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer reuniu não só atletas das equipes principais, que disputaram as semifinais, mas também jogadores das categorias sub-11 e sub-13. Os jogos aconteceram nos campos do Amparo, em Itapeba, e do Esporte Clube Maricá, no Centro.

Observando de perto o desempenho dos atletas mirins, o coordenador de esportes da pasta, Carlos Vagner, explicou o porquê da decisão de incluir as categorias sub-11, 13, 15 e 17 em um torneio que tem 21 equipes e 400 atletas no total. “A proposta em si é incutir valores nessas crianças, o respeito e a disciplina. Eles ficam encantados porque começa às 8h e estão mantendo essa responsabilidade neste horário. Isso está sendo muito gratificante”, afirmou.

No sábado, cinco jogos das categorias infantis agitaram a arquibancada formada em sua maioria pelos pais que acompanhavam os pequenos. “Estou desesperada porque a bola parou no pé dele, que teve a oportunidade de tirá-la de perto do gol. Porém, ficou nervoso e o adversário marcou o gol”, disse Andréa Coelho Alyrio Machado, mãe de Andrey Alyrio, jogador da equipe do Taquaral.

Pela primeira vez participando da competição, o time do Atlético Paranaense (Furacão Maricá) sagrou-se campeão na categoria sub-11 e vice-campeão na sub-13. “Eu acho importante essa iniciativa da Prefeitura porque incentiva os moradores da cidade a terem uma interação esportiva e social. Caso saia algum talento daqui vai ser um ganho para a criança e para o município. O mais importante é dar valor a esses meninos”, disse o treinador Paulo Vitor.

Na categoria sub 13, foram inscritas três equipes e por sorteio o Figueirense jogou somente a final. Na semifinal o Furacão Maricá venceu o Taquaral por 4 a 1. Na decisão, Figueirense e Furacão Maricá empataram sem gols no tempo normal e nos penaltis Figueirense foi campeão ao ganhar a disputa por 2 a 0.

Já no domingo, a emoção ficou por conta dos jogos da categoria principal, cujas equipes C.E. C9, C.A Bananal, Guaratiba e Unidos da Amizade avançaram para as semifinais. “Estou de férias e sempre acompanho os jogos porque tenho amigos aqui”, disse Felipe André Ferreira, de 42 anos. “A prefeitura está de parabéns por incentivar essas partidas. Que continue assim”, ressaltou.

Confira o resultado dos jogos:

Categoria principal

C.E. C9 3 X 2 E C UBATIBA

C A BANANAL 7 X 0 SIMPLES ASSIM

GUARATIBA E C 3 X 0 RUBRO F C

E C MARICÁ  0 X 1 E C UNIDOS DA AMIZADE

Sub 11

R18 3 x 1 Figueirense F.C

E.C Taquaral 1 x 6 Furacão Maricá

Final Furacão Maricá 1 x 0 R18

Sub 13

Semifinal – Furacão Maricá 4 x 1 E.C Taquaral