Curso de Hidrologia da Defesa Civil na Emar - Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, deu início nesta terça-feira (07/05) a mais um curso voltado para a gestão de riscos de desastres, que reúne profissionais das áreas técnica e operacional de diversos estados e municípios. A capacitação, que desta vez aborda o tema “Hidrologia aplicada às ações de Proteção e Defesa Civil”, conta com 60 alunos e uma carga horária total de 32h.

De acordo com o coordenador de projetos institucionais da pasta, major Wellington Silva, o ato de resposta é intrínseco à atividade de defesa civil, e a gestão de risco de desastres está justamente neste trabalho de prevenção, mitigação e preparação para desastres característicos de países continentais.

Temos alunos até do extremo norte do Brasil, isto mostra que estamos caminhando na direção certa quando trabalhamos estas questões que ainda são pouco abordadas de uma forma geral. Isto faz com que a questão hidrológica, que é um dos tipode desastre que mais causa transtorno no Brasil, possa vir a ser controlada, fazendo com que as defesas civis possam ter minimamente um norte para trabalhar neste tipo de situação. Isto também faz com que as respectivas populações se sintam mais seguras”, explicou.

Realizado na Escola de Administração de Maricá (Emar), o curso vai até sexta-feira (10/05) e abordará os conceitos básicos de hidrologia; hidrologia e suas aplicações; o papel da Defesa Civil no contexto dos desastres hidrológicos em âmbito municipal, estadual e federal; a importância da tecnologia na gestão do risco de desastre hidrológico; georreferenciamento aplicado a Proteção e Defesa civil; entre outros.

Maricá está sendo pioneira, promovendo capacitação e conseguindo trocar experiências, sendo facilitador deste conhecimento. Promover esta integração é muito interessante”, afirmou a hidróloga e oceanógrafa Lidiane Lima, responsável pelas instruções ao lado da hidróloga Fabíola de Souza Freitas.

Para Fabíola, receber defesas civis de outros estados e municípios é uma forma de nivelar as informações através da troca de conhecimento.

“Vamos mostrar como trabalhamos no mapeamento de áreas de risco para inundações e alagamentos, e pegar informações sobre estas práticas nos outros locais”, pontuou.

Coordenador de Defesa Civil do município de AperibéJefferson dos Santos Lopes disse que a expectativa é agregar conhecimento acerca de competências que são novas para a sua região.

“Nosso município sofre muito com inundações. Estou há seis meses no cargo de coordenação, e esta é a terceira vez que venho à Maricá para participar dos cursos da Defesa Civil. Tenho aplicado estas experiências que estamos vivendo aqui lá no meu município, trabalhando na construção de um mapeamento das áreas de risco, e isto tem ajudado bastante”, destacou Jefferson.

Coordenador de Defesa Civil no município de Assis Brasil, no Acre, Samuel Silva de Souza falou sobre a importância do curso para os cerca de 12 mil habitantes de sua cidade.

“Ainda não temos profissionais com ampla experiência na área. Quando acontecem enchentes no estado, todos os municípios são acionados para trabalhar na capital, onde um maior número de pessoas costuma ser afetado. No meu retorno do curso, vou solicitar que a prefeitura faça a nomeação da minha equipe e vou transmitir aos demais o conhecimento adquirido neste que é o nosso primeiro contato com o aprendizado de defesa civil”, finalizou Samuel.