Exposição indígena na EM Carlos Magno (Centro) - Foto: Elsson Campos

Cerca de 50 alunos do ensino fundamental de duas escolas municipais de Maricá visitaram nesta quarta-feira (08/05) uma exposição itinerante do acervo do Museu do Índio, cuja sede fica em Botafogo (na Zona Sul do Rio), que está percorrendo diversas unidades da rede municipal de ensino.

As peças que incluem cestaria, esculturas, vestimentas, armas e instrumentos musicais, entre outros itens, foram montadas na E.M. Carlos Magno Legentil de Matos, no Centro, que recebeu crianças das escolas Alcebíades Afonso Viana Filho (no Retiro) e Brasilina Coutinho (no Silvado).

Os meninos e meninas ganharam um café da manhã, participaram de atividades como pintura e tiveram explicações sobre a origem e utilização dos itens expostos, que pertencem à tribo Guarani Mbya.

Os primeiros visitantes a chegar foram os da escola do Retiro, que estudam no 3º e 4º anos. Eles foram direto ver a exposição das peças e falaram do que mais gostaram. “Achei os cestos muito bonitos”, disse Lohana de Oliveira, de 8 anos, que revelou ser descendente de indígenas.

“Tem um parente meu que é índio, então já conhecia alguma coisa”, destacou ela, ao lado da colega Rafaela Félix, também de 8 anos. “Eu já tinha visto umas coisas antes, mas gostei mais dos instrumentos de música”, pontuou.

Para a diretora adjunta Cristiane Bezerra, a visita ajuda a fixar o aprendizado das aulas. “É uma comunidade de difícil acesso, e trazê-los para fora de onde vivem e estudam é sempre interessante para eles”, avaliou ela.

As crianças vindas do Silvado estudam entre o 1º e o 5º anos e começaram com as atividades gráficas na quadra da unidade. “Eu já tinha jogado bola com os índios, é bacana estar com eles”, disse Caíque Moreira Galvão, de 14 anos, aluno do 5º ano, ao lembrar da visita que havia feito à aldeia de São José de Imbassaí.

Ao lado dele, Vitória de Mattos Moisés também falou de sua sensação. “É interessante tudo sobre eles, principalmente para nós que moarmos tão longe”, ponderou a menina de 10 anos. Seguindo a diretora Helena Rios Gomes, estavam todos ansiosos pela visita. “É uma coisa diferente para eles, que são de uma escola rural e de onde é difícil saírem”, disse ela.

Já a diretora da E.M. Carlos Magno, Simone Maldonado, ressaltou a importância da parceria entre as escolas municipais. “É importante a interação das unidades para que uma complemente a outra. Para nós é sempre um prazer receber alunos de fora”, garantiu.

O responsável pela exposição, o assessor de Educação Integral Alex Bacellar, revelou que a exposição estará ainda este mês em outras escolas como Espraiado, Levi Ribeiro (em São José de Imbassaí) e Trenzinho da Esperança (em Guaratiba).

“Como se trata de uma mostra volumosa, estamos convidando para outras unidades aquelas escolas que não podem recebe-la por não terem espaço físico adequado. Foi o que fizemos hoje aqui, onde as peças ficam até sexta-feira”, disse ele.