Roda de conversa na Secretaria de Políticas Inclusivas - Foto: Elsson Campos

A Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá promoveu nesta sexta-feira (12/04) uma roda de conversa com pessoas que saíram do sistema penitenciário, que participam do Centro de Referência a Egressos e Familiares de Pessoas Privadas de Liberdade (CREFAM). O intuito era fazer com que os ex-presos contem suas experiências de vida e também falar sobre novas oportunidades para eles e suas demandas.

O programa de assistência a essas pessoas em Maricá foi criado em outubro passado e pretende oferecer diversos serviços através de uma equipe técnica, que deverá ter assistentes sociais e jurídicos, psicólogos e educadores sociais, além de direcionamento para o mercado de trabalho.

Os participantes do grupo, que preferiram não aparecer, falaram sobre suas angústias e expectativas de ressocialização. A secretária da pasta, Sheila Pinto, comandou a atividade ao lado do coordenado Clauder Peres e da assistente social Alessandra Serrão. “Muitos dos que assistimos já pagaram suas penas integralmente e estão quites com a justiça, mas existe uma grande desconfiança social para a reinserção deles na sociedade, além da baixa escolaridade para um novo emprego. São mais desafios que se impõem, mas posso dizer que estamos tendo êxito até aqui”, afirmou Sheila.

Para Clauder Peres, o principal avanço foi um termo de cooperação técnica firmado com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP) e o Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas (DEGASE). “Esses órgãos abraçaram o programa e serão de grande importância para o seu crescimento”, acredita ele. Representantes desses órgãos farão uma visita à secretaria na próxima quarta-feira (17/04), às 10h.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here