Encerramento do curso de Risco Geológico - Foto: Katito Carvalho

Iniciado na última terça-feira (09/04) o curso “Análise de Risco Geológico em Ações de Proteção e Defesa Civil”, promovido pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá em parceria com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), formou 47 profissionais oriundos de diferentes estados brasileiros e municípios do Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira (12/04).

Procurada por cerca de 650 pessoas, esta é a segundcapacitação realizada pela pasta municipal, a primeira foi a de Vistoria Estrutural em Ações de Proteção e Defesa Civil, que aconteceu em fevereiro. “Existe apenas um órgão no Brasil para atender a demanda de capacitação de todas as Defesas Civis. Então, o que estamos fazendo é justamente cumprir o nosso papel constitucional, mesmo em âmbito municipal, que é falar sobre a gestão de riscos de desastres”, disse o coordenador da Defesa Civil, major Wellington Silva, ressaltando a realização de um curso por mês, até o final de novembro. 

“Temos mais nove cursos programados, onde vamos falar sobre temas como Meteorologia Aplicada, Ações Psicossociais em Situações de Desastre, Análise e Medidas Estruturais, Riscos Geológicos e muitas outras coisas como Hidrologia, já no próximo mês”, afirmou o major.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Maricá, coronel Edson do Amaral, a presença de alunos vindos de diversos locais, como Aperibé (RJ), Itaboraí (RJ), Rio das Ostras (RJ), Saquarema (RJ), São João de Meriti (RJ), Queimados (RJ), Rondônia (RO), Sergipe (SE), Acre (AC), São Paulo (SP), Ubá (MG), Curitiba (PR) e Lagoa Seca (PA), mostra que eles estão no caminho certo. “A Defesa Civil de Maricá quer crescer, mas para isto quer a companhia de outras pessoas, das outras Defesas Civis que sabemos também enfrentar dificuldades para alcançar os seus objetivos. A cada chuva, a cada evento natural, nós aprendemos. Se aprende muito na dificuldade, mas se perde muito também, e ninguém quer aprender desta forma. Por isso estamos buscando um caminho mais fácil, através da troca de experiências que conseguimos trazer aqui”, explicou. 

De acordo com o sargento Carlos Henrique dos Santos Andrade, da Defesa Civil de Saquarema (RJ), a capacitação foi muito importante para o município vizinho. “Os riscos que temos em Saquarema equivalem aos de Maricá, já que são riscos geológicos também relacionados a construções em encostas e alagamentos. Este curso nos trouxe amplo conhecimento técnico, nos tirou do achismo e mostrou como realmente atuar em situações de desastres”, contou.

Para a geóloga Luíza Franco, da Defesa Civil de Aracaju (SE) o curso foi uma grande oportunidade de crescimento profissional. “Estou começando a trabalhar agora na Defesa Civil de Aracaju, então para mim foi muito importante fazer parte deste curso, que trouxe profissionais de excelência na área e nos permitiu, além de trocar informações com as outras Defesas Civis, aprender sobre como eles estão realizando o mapeamento de áreas de risco. Foi um curso que superou as minhas expectativas e eu volto para Aracaju com muito aprendizado”, finalizou. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here