Moradores da Rua Peri comemoram - Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, entregou 21 títulos de posse nesta terça-feira (26/03), para famílias que residem na Comunidade da Rua Peri, em Itaocaia Valley, no distrito de Itaipuaçu.

De acordo com a secretária de Habitação Rita Rocha, 288 títulos de propriedade foram entregues em um ano e meio de criação da pasta. “Está é a oitava comunidade em que entregamos os títulos de propriedade, e este é um recorde no município. Mas nós não atuamos só nesta esfera, temos outros 30 projetos em andamento”, ressaltou a secretária, que durante o evento também apresentou os projetos de melhoria previstos para a região.

“Levamos cerca de seis meses para entregar os títulos aqui, e está é uma comunidade que precisa muito do governo. Temos aqui a Escola Municipal Rita Cartaxo, estamos construindo um posto de saúde, e muitas outras melhorias estão por vir. Temos projetos para pavimentação, construção de um equipamento de esporte e lazer com integração de ciclovia, melhoria habitacional e saneamento. Estamos trazendo dignidade e cidadania para estas pessoas”, afirmou Rita.

A moradora Rosane Soares, de 50 anos, comemorou a regularização da casa e a definição do endereço através do programa Endereço Certo. “Além de receber este documento, que é muito importante, agora também temos o nosso endereço certo. Poder receber o correio na nossa porta será um grande avanço, antes nossas correspondências não chegavam aqui. Agora tenho endereço certo e casa legalizada, é uma satisfação muito grande”, disse Rosane.

Para Elizabeth Silva, de 38 anos, a posse do documento estabelece mudanças na auto estima e até mesmo nos relacionamentos interpessoais. “Antes a gente tinha vergonha, muitas pessoas nos descriminavam por morarmos em um lugar mais humilde. Agora muita coisa está mudando, e temos um documento para provar que a casa é nossa”, contou.

O músico da Secretaria de Cultura, Ronaldo Valentim improvisou um jingle sobre a entrega e revelou a vontade de fazer disto uma inciativa regular nas ações da Secretaria de Habitação. “Vou solicitar uma síntese para a secretaria Rita, quero compor uma música que traduza a emoção deste momento e que a gente possa utilizar nas cerimônias de entrega dos títulos de posse”, finalizou.