Equipes retiram galhos e árvores de vias públicas - Foto: Marcos Fabricio

Desde a madrugada desta terça-feira (26/02), as equipes da autarquia municipal Serviços de Obras de Maricá (Somar) e das secretarias de Proteção e Defesa Civil e de Iluminação Pública estão nas ruas realizando reparos das vias causados pelo forte temporal que atingiu a cidade na noite desta segunda-feira (25/02). Galhos de árvores, troncos, folhas e telhas que voaram foram retiradas para desobstruir as vias.

Segundo levantamento da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar), pelo menos 250 árvores, algumas de grande porte, foram ao chão, derrubadas por ventos de 80 km/h. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil recebeu pelo menos 36 chamados, a maioria por conta da queda de fios, postes e árvores sobre vias. Há registro de famílias desabrigadas em Ubatiba, Retiro e em Bambuí e nos três locais equipes da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos atenderam às famílias, providenciando a remoção para locais seguros.

“Dezenas de equipes nossas e de outras secretarias e várias máquinas e caminhões estão nas ruas desde a noite de ontem para retiradas de árvores, desobstrução de bocas de lobo, limpeza das ruas e assistências às famílias. Apesar do grande volume de água que caiu sobre a cidade, nossos rios de canais suportaram bem evitando o transbordamento, fruto do trabalho de prevenção e dragagem que a prefeitura vem realizando”, destacou o presidente da Somar, Renato Machado.

Ao percorrer pelas ruas da cidade, o secretário de Iluminação Pública, Adelso Pereira, pediu que a população tenha paciência que a pasta está tomando as medidas necessárias para que o problema se resolva o mais rápido possível.

“Maricá foi um dos municípios mais atingidos. Pedimos um pouco de paciência para a população, pois é um caso atípico. No entanto, estamos com várias equipes nas ruas de prontidão”, disse Adelso. “O próprio prefeito está empenhado e está rodando o município todo. Esperamos que até o final do dia consigamos regularizar quase toda a cidade”, completou o secretário ao visitar a Rua Reginaldo Zeidan, na altura da Rua 119, onde caíram pelo menos seis postes de madeira.

Centro, São José do Imbassaí, Itapeba, Retiro, Bambuí, Cordeirinho, Espraiado, Marquês, Manoel Ribeiro e Ponta Negra foram alguns dos bairros onde as equipes atuaram. Neste último, por exemplo, o trabalho foi concentrado no período da manhã nas ruas 5, 2, Capitão Caetano e Rua São Pedro Apóstolo. “O temporal não foi fácil. Ventou muito e arrancou a telha da minha casa. Estou sem luz até agora desde às 19h de ontem”, declarou o morador João Pereira da Silva, de 67 anos.

Indo em direção ao centro da cidade, a cuidadora de idosos Gisele Araújo, de 47 anos, contou que se assustou com o temporal. “Moro há 11 anos aqui e já enfrentei outros temporais, mas igual a esse eu nunca vi. Estou desde às 19h de ontem sem luz e sem sinal de telefone. Estou incomunicável”, relatou.

No Espraiado foi necessário um caminhão para retirar os galhos que caíram na Rua Thomaz Ribeiro Colaço. “Moro aqui há mais de 40 anos e nunca vi uma coisa dessas. Fez um estrago nas árvores”, disse o morador Fernando Francisco Nogueira, de 47 anos.