Pavimentação de ruas no Flamengo - Foto: Elsson Campos

Operários da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) realizaram no fim de semana o asfaltamento da Rua João dos Santos Mendes, que fica no Flamengo, próximo à boate Maria do Céu. A via era composta por paralelepípedos. Para a intervenção realizada numa extensão de 300 metros de rua com 6m de largura, foram utilizados nove caminhões de concreto betuminoso usinado a quente (cbuq) – um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras – que equivalem a 216 toneladas.

Moradora do local há mais de 40 anos, Albertina Pinheiro, 80 anos, contou que quando chovia, não tinha sossego. A rua enchia até sua janela. “Eu tinha que ficar colocando as coisas pra cima pra não perder tudo e, mesmo assim, muitas vezes acabavam caindo. Teve até uma vez, era duas horas da manhã, o rapaz teve que me carregar no colo porque minha força tinha acabado, tentando salvar minhas coisas. Até a cama que eu durmo hoje, foi presente de uma vizinha, depois que perdi a minha. Depois da última chuva, eu fui lá na prefeitura e no Caxito pedir pra tirarem a água do meu quintal e me deram essa notícia de que iam asfaltar aqui. Agradeço muito a Deus, ao prefeito e a todo mundo que está trabalhando aqui. Ganhei um presente e estou muito feliz”, contou.

“Vocês estão de parabéns. Vi que fizeram o esgoto primeiro e agora estão asfaltando com muita excelência e todo cuidado. Está ficando ótimo”, frisou Hebe Santos, de 75 anos, que mora próximo da rua e disse ter acompanhado o serviço.

Na verdade, o trabalho realizado no local em etapa anterior, não foi esgoto, mas a construção de uma rede de drenagem e águas pluviais.