Via da Mumbuca a Itapeba terá ciclofaixa - Foto: Marcos Fabricio

Mais uma ciclofaixa vai se somar nos próximos meses aos 26,1 quilômetros já consolidados em Maricá. O novo trajeto está sendo preparado na lateral da Rua Abreu Sodré, entre a praça de Itapeba e a ponte da Mumbuca, com extensão total de dois quilômetros. Homens e máquinas da autarquia Serviços de Obras de Maricá (SOMAR) atuam no trecho, inicialmente, marcando o espaço onde vai passar a via para bicicletas.

A previsão de conclusão é para maio. A intervenção está incluída no planejamento cicloviário da cidade, que contempla três eixos:  São José- Centro (11 km), Ubatiba-Centro (4 km) e Ponta Negra-Centro (26,5 km).

O trecho onde acontecem as obras é um dos que tem maior movimento de ciclistas da região do Centro da cidade. Em pouco mais de meia hora, aproximadamente 40 pessoas passaram pedalando pelo local onde a intervenção acontecia nesta terça-feira (19/02). Quase todos os que circulam por ali têm uma história para contar sobre problemas com motoristas. “Já levei um tombo aqui depois de levar uma fechada de um carro, que ia me jogar em um buraco. Um espaço só para as bicicletas vai ajudar bastante”, avaliou Mateus dos Santos Reis, de 18 anos.

Outro que já esteve em apuros sobre uma bicicleta foi o aposentado Pedro da Conceição, de 75 anos. “Duas motos já me atropelaram aqui enquanto pedalava. Ando sempre aqui com minha bicicleta e creio que vai melhorar muito para nós”, projeta ele. Nascida e criada em Itapeba há 50 anos, a comerciante Cissa Costa também ficou feliz ao saber da nova ciclofaixa, mas fez um alerta: “Espero que as pessoas respeitem o espaço dos ciclistas e evitem acidentes”, disse.

Segundo a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá, a ciclofaixa entre Itapeba e Mumbuca é a primeira etapa de um projeto mais ousado, que vai estender a malha cicloviária, seguindo pela Estrada Real de Maricá até a Avenida Prefeito Alcebíades Mendes (antiga Estrada dos Macacos), utilizando também as chamadas ciclorotas (onde o espaço da via é dividido com carros e motos).

De acordo com o planejamento, a faixa para bicicletas já existente na via deverá ser remodelada, bem como a do mesmo modelo que fica na Avenida Guarujá, em São José de Imbassaí. O órgão espera concluir rapidamente o estudo para iniciar a construção ainda este ano. Ao final da intervenção, Maricá terá um total de quase 42 quilômetros de malha cicloviária.

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