Objetivo foi discutir a aquisição de alimentos da Agricultura Familiar para merenda escolar - Foto: Marcos Fabricio

Diversos produtores rurais participaram na manhã desta quinta-feira (27/12) de uma reunião no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, sobre merenda escolar. O objetivo do encontro foi discutir sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o próximo chamamento público da Agricultura Familiar para a aquisição de gêneros alimentícios que irão abastecer a rede municipal de ensino no próximo ano.

A responsável técnica da Secretaria de Educação e nutricionista Lourice Soares Bittencourt explicou que 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) devem ser utilizados obrigatoriamente na compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, em cumprimento com a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. “Em nosso planejamento, sempre buscamos superar esse número em 50% priorizando inclusive os produtores do nosso município”, declarou a responsável técnica. Ainda segundo a nutricionista, o cardápio da merenda escolar é elaborado de acordo com a safra de cada produto. “Na ausência de um fornecedor que atenda todas as obrigatoriedades é possível buscar fornecedores em outras cidades”, destacou.

A nutricionista aproveitou o encontro para falar sobre a qualidade dos produtos fornecidos. “Buscamos sempre oferecer uma alimentação saudável sem agrotóxicos à base de produtos orgânicos e essa qualidade temos que garantir para manter a saúde de nossos alunos”, acrescentou.

Um dos fornecedores, o produtor Vantuil Rodrigues, faz parte da Associação de Produtores Rurais de Itaboraí, e fornece aipim, abóbora, abobrinha, limão, laranja (seleta e natal), tangerina e banana prata. “É muito bom termos esse encontro para sabermos como nossos produtos estão sendo recebidos e em que podemos melhorar. Participar desse programa de incentivo ao agricultor familiar é uma honra”, ressaltou.

É o primeiro ano que a produtora rural de Maricá, Maria Carolina Costa, fornece cheiro verde e coentro para a Prefeitura de Maricá e pretende participar do chamamento do próximo ano também para fornecer alface. “É importante e necessário ficar ciente de todo o processo e saber como podemos atender da melhor forma possível. E esse encontro permitiu que possamos nos organizar e planejar a nossa safra”, disse a produtora de uma área de 150 mem Ubatiba.