Equipes da prefeitura participaram do treinamento do Geovias - Foto: Guilherme Anastácio

Equipes da Prefeitura de Maricá participaram nos dias 18 e 19 dezembro do treinamento do sistema Geovias Metropolitano. O objetivo foi proporcionar uma dinâmica de aprendizado sobre o uso do sistema aos técnicos que utilizarão o programa GEOVIAS/SIURB, que permite a junção de informações de cadastros das principais concessionárias de energia, transporte, saneamento e telecomunicações por vias subterrâneas, terrestres e aéreas, de modo a facilitar o planejamento de todos. “As informações são enviadas para a Câmara Metropolitana que faz a análise antes de inserir os dados no sistema”, explica o Engenheiro da Câmara Metropolitana, Giovanni Guidone.

De Maricá participaram funcionários das secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão (SAFI – Subsecretaria de Apoio Estratégico, Fomento e Inovação); Cidade Sustentável; Urbanismo; Obras; Habitação e Assentamentos Humanos; Transporte; e Conservação, além da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). “O treinamento dos servidores é importante para dar celeridade ao programa, com ações planejadas de infraestrutura evitando perdas aos cofres públicos”, afirma o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão Leonardo Alves. Ainda estiveram presentes funcionários de outras prefeituras e integrantes de concessionárias de serviços públicos do estado do Rio de Janeiro.

O acordo de cooperação técnica que integrou a Prefeitura de Maricá ao programa Geovias Metropolitano foi assinado recentemente e conta com 21 municípios da região metropolitana e 10 concessionárias de prestação de serviços que contribuirão para a base de dados unificada. O curso foi ministrado pelo Engenheiro Giovanni Guidone, da Câmara Metropolitana, com Bruno Costa do Instituto Pereira Passos (IPP).