Regata aconteceu na lagoa do Boqueirão - Foto: Marcos Fabricio

Emoção, reconhecimento e expectativa para o futuro. Foram essas as sensações de quem estava presente na 1ª Regata Olímpica de Remo de Maricá, realizada no último domingo (09/12), na Lagoa do Boqueirão. Atletas do Projeto Navegar disputaram com atletas de remo do Clube de Regatas Botafogo, trazidos especialmente para a competição, através da parceria com a Companhia de Desenvolvimento (Codemar) e com a Secretaria de Esportes. Ao todo, foram dez provas nas modalidades, single skiff, double skiff e kanoe. A raia de competição, com 350 metros de extensão, tinha a linha de chegada na altura da área urbanizada junto à ponte do Boqueirão. Um bom público, com centenas de pessoas, muitas famílias, acompanhou as disputas.

Botafoguense, o prefeito Fabiano Horta fez questão de prestigiar a competição e destacou o projeto futuro já estudado para a região.

“Este evento culmina um pouco para estimular o esporte em Maricá, mostrando a potência náutica que a Lagoa do Boqueirão tem. Sabemos o histórico de títulos do Botafogo e isso estimula a garotada que quer seguir em frente com esta atividade. Queremos trazer para Maricá muitas outras competições aquáticas. Sabemos que isso é possível e este evento de hoje é apenas o início”, disse Fabiano.

Sandra Longo, mãe de Gustavo Longo, aluno do Projeto Navegar, levou o filho, de 12 anos, para que pudesse ver a competição dos colegas.

“Achei muito interessante pois é uma oportunidade que os alunos têm de ver de perto como acontece uma competição e isso desperta cada vez mais um interesse para que dediquem ao esporte”, disse Sandra, ao lado do marido Edson Pantoja.

Cauai Távora, de 15 anos, aluno ha quatro meses do projeto, fez sua primeira competição na modalidade canoe masculino infantil e levou em terceiro lugar. “Foi uma experiência incrível competir, mesmo estando há pouco tempo no projeto. Consegui uma boa colocação mesmo sem muito treino e sem muita experiência, então valeu a pena”, frisou. “O Projeto Navegar é muito importante para a cidade e a Codemar conseguiu trazer para Maricá a equipe de remo do Clube de Regatas Botafogo, impulsionando uma troca de experiência com os atletas do município”, avaliou o presidente da Codemar, José Orlando Dias.

O secretário de Esporte, Filipe Bittencourt mencionou a expectativa da pasta para os próximos eventos. “Nossos alunos estão muito contentes em participar da competição e a nossa expectativa é conseguir trazer para a cidade competições estaduais e até brasileiras. Maricá tem um apelo turístico também que facilita essa troca e isso incentiva também cada vez mais os atletas da nossa cidade a continuarem batalhando para chegarem às competições”, finalizou o secretário. No final do evento, foi sorteada uma bicicleta elétrica foi sorteada entre os participantes.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here