Terceiro módulo com tema Cidadania apresentado no Cineteatro Henfil - Foto: Katito Carvalho

Sob o tema Cidadania foi realizada nesta terça-feira (04/11), no Cineteatro Henfil, no Centro, a primeira etapa do terceiro e último módulo da Ação Interdisciplinar Habitação, Cidade e Cidadania, iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos. “Acesso a formação técnica profissional” foi o conteúdo da primeira aula da noite, ministrada pelo secretário de Trabalho Reginaldo Mendes. Já a segunda aula, aplicada pelo coordenador de saneamento da Secretaria de Urbanismo, Irinaldo Cabral da Silva, abordou o Saneamento como assunto.

No sábado (08/11), o grupo terá a segunda parte do módulo Cidadania com uma aula especial repleta de diversas atividades práticas em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. O evento que será realizado na Fazenda Ibiaci, no Espraiado, encerra a 3º edição da Ação Interdisciplinar Habitação, Cidade e Cidadania que segundo a secretária da pasta, Rita Rocha, retorna em 2019 com muito mais novidades.

“Estamos na terceira edição do curso e temos nos esforçado em trazer para a população informações sobre as temáticas relacionadas a nossa área de atuação e também aproveitar alguns módulos dentro desses três temas, Habitação, Cidade e Cidadania para apresentar um pouco do trabalho que tem sido desenvolvido pelo executivo municipal da Maricá”, explicou Rita Rocha, afirmando em seguida que já foram entregues mais de 300 certificados desde o início da Ação. “O fato de este curso ser realizado de uma forma bem dinâmica nos possibilitou alcançar mais gente, pessoas de dentro e de fora do município”, frisou a secretaria.

Os palestrantes aproveitaram para falar da importância de se promover projetos como esse na cidade. “Socializar as informações é o ponto mais importante desse evento e a Secretaria de Habitação foi assertiva quando tomou a iniciativa de dialogar com o povo”, avaliou Reginaldo Mendes. “Hoje vou apresentar aos presentes o que nós temos de estrutura disponível e que pode ser utilizada pela população no sentido de aprimorar sua capacitação e consequentemente a sua renda familiar. Inclusive o principal ponto a ser abordado é a respeito dos convênios e dos cursos de capacitação que a Prefeitura vem contratando e oferecendo gratuitamente para a população de Maricá como cursos do Senai, da Embeleze, entre outros. Temos muitos cursos já acontecendo e muitos outros que ainda vão acontecer e é importante que a população tenha conhecimento dessas oportunidades”, ressaltou o secretario de Trabalho.

Para Irinaldo Cabral da Silva a ação vai além das informações. “Esse tipo de iniciativa é muito importante não somente em relação as informações passadas, mas também em relação da população ter uma participação mais ativa nos projetos municipais. Essa interlocução com a população é de fundamental importância porque as ações da Prefeitura, de uma forma geral, tendem a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, seja na área da Saúde, Educação e a Habitação faz parte de todo esse contexto”, destacou o coordenador.

A assistente social Claudia de Souza, de 43 anos, moradora de itaipuaçu, contou que soube do curso através do portal da Prefeitura e viu na iniciativa a oportunidade de agregar mais conhecimento para a sua área de atuação. “Participei de todos os módulos e estou ansiosa pela aula prática do sábado”, contou Claudia. “Pra mim todo o conteúdo abordado foi de extrema relevância. “Moro há pouco tempo em Maricá e não conhecia muito a cidade. O curso me deu outra visão do município, pois expôs a infraestrutura, as obras, os projetos, enfim, tudo de importante que está acontecendo. E isso, na minha avaliação, foi primordial porque desejo atuar profissionalmente aqui. Sou apaixonada por essa cidade”, afirmou Claudia.