Pré-conferência de tecnologia em Itaipuaçu - Foto: Elsson Campos

Com o tema “Ciência e Tecnologia a Serviço da População”, a prefeitura, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações, realizou no último sábado (24/11) a pré-conferência em Itaipuaçu, no Colégio Pinheiro Giannattasio. Ao todo serão cinco encontros, promovidos pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, nos quatro distritos da cidade, antes da conferência prevista para ser realizada em março 2019.

O secretário da pasta, Sérgio Mesquita, explicou que todas as propostas estão sendo debatidas com a população para que sejam levadas à conferência. “O objetivo é apresentar e discutir as diversas aplicações da ciência e da tecnologia em nosso dia a dia com a finalidade de transformar Maricá numa cidade inteligente e humana”, ressaltou.

Dentre alguns temas abordados referentes à evolução tecnológica, o evento apresentou dados da Federação Nacional das Empresas que aponta o crescimento de pessoas vivendo em cidades. Em 2055, estima-se que haverá 10 bilhões de pessoas no mundo, sendo 75% vivendo cada vez mais nas cidades. Outro dado relevante apresentado é a evolução do número de aparelhos celulares. Em 2000, havia 738 milhões; em 2017, são cinco bilhões com pessoas cada vez mais conectadas à internet.

Ainda segundo o secretário, está prevista a formação do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação e também a criação do Sistema Municipal de Ciência e Tecnologia.

Já foram realizados encontros em Inoã, Cordeirinho e no Centro. A próxima Pré-Conferência está marcada para ser realizada no Cineteatro Henfil, no Centro.