Feira Literária na EM Barra de Zacarias - Foto: Elsson Campos

Os 191 alunos da E. M. Barra de Zacarias realizaram no último sábado (24/11) a 3ª Feira Literária, fruto da culminância do projeto anual “Maricá no Mundo da Leitura”, implementado pela Secretaria de Educação. Ao longo do ano letivo, os alunos do Pré ao 5º ano pesquisaram sobre diversos autores e trabalharam os diversos olhares para abordagem do tema. Parque dos Dinossauros foi escolhido pelos professores da Educação Infantil. Os contos de fadas dos Irmãos Grimm foi a escolha do 2º ano. O 3º ano trabalhou o cartunista Ziraldo e seu personagem principal “O Menino Maluquinho”, o 4º escolheu o escritor brasileiro de livros infanto-juvenis Pedro Bandeira, e os alunos do 5º ano pesquisaram sobre o centenário de Nelson Mandela.

A diretora da unidade, Lucília Sampaio, ressaltou a importância da feira. “É fundamental desde cedo incentivar no aluno essa vivência com a leitura. Somos uma escola de tempo integral e temos que desenvolver o aprendizado de forma criativa e dinâmica”, ressaltou.

Mãe de duas alunas da escola, Danuza Monteiro, de 34 anos, prestigiou a apresentação dos trabalhos das filhas Lígia da Silva, de seis anos, do 1º ano, e Lara da Silva, de quatro anos, aluna do Pré I. “Estou encantada por tudo que vi. É um orgulho conferir cada trabalho e verificar a excelência do aprendizado delas”, declarou Danuza, que faz questão de estar presente em todas as atividades da escola. Sobre o incentivo à leitura, a mãe ressaltou que sempre lê com as filhas por considerar que o exemplo é essencial. “A criança tem que ter pensamento crítico, conhecer os autores e brincar de ser criança”, declarou.

Uma das alunas da escola, Mariana Mataruna, de 10 anos, disse que já tinha escutado falar sobre Nelson Mandela, mas não sabia da importância dele no mundo, principalmente, em sua sobre sua luta contra o apartheid. “Foi muito bom pesquisar, buscar mais e mais informações sobre ele. E eu que já gosto de ler, adorei”, declarou a aluna, apaixonada por histórias de comédia. Já para Gabriel de Andrade Conceição, de 11 anos, aluno do 5º ano, a leitura permite viajar para um mundo melhor. “Ler me leva para lugares mágicos, para um planeta muito mais feliz”, concluiu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here