Festival de Vôlei do projeto Esporte Presente - Foto: Elsson Campos

A Secretaria de Esporte e Lazer realizou na manhã do último sábado (24/11) o 1º Festival de Voleibol do projeto Esporte Presente no Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, a Arena Flamengo. Ao todo, 40 alunos da oficina de vôlei criaram cinco equipes e competiram entre eles. Com 2,01 m de altura, um dos alunos da oficina, Guilherme Henrique Ferreira, de 18 anos, morador do Flamengo, pratica vôlei na Arena Flamengo e também em Araçatiba e estava feliz em participar do festival. “É sensacional estarmos reunidos para disputar com amigos um esporte que me faz tão bem. Melhorei minhas notas e meu condicionamento físico está melhor, tudo graças ao vôlei”, declarou o aluno, que pretende se profissionalizar no voleibol.

As amigas Amanda de Souza Saraiva, de 13 anos, e Ana Carla Marques, de 14 anos, também adoram fazer parte da oficina. Para Ana Carla, a atividade contribui para ocupar seu tempo livre. Já Amanda, que também pratica ginástica rítmica, o esporte é fundamental para melhorar sua disposição física. “Eu era preguiçosa e vivia cansada, sem ânimo para nada. Depois que comecei a praticar, me sinto mais disposta e até minhas notas subiram”, destacou a aluna, que pretende fazer veterinária, mas, nas horas livres, vai continuar a praticar voleibol.

A moradora de Jacaroá, Valdineide dos Santos Fontes, de 46 anos, compareceu ao festival para prestigiar o sobrinho Valdir Souza, de 13 anos, que é aluno da oficina de vôlei e de natação. “Quando a mãe dele não pode vir, faço questão de prestigiá-lo como forma de incentivar sua participação. Mais do que ninguém reconheço que qualquer tipo de esporte é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas e, principalmente, para afastar de perigo como o das drogas”, declarou Valdineide, que já foi jogadora de futebol de campo em Sergipe.

O secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bitencourt, falou sobre o evento “A importância de proporcionarmos esta competição aos nossos alunos é fazer com que eles criem um espírito de trabalho em equipe e de cooperação, de forma que saibam que ele faz parte de um processo de construção da sociedade. O esporte passa esta mensagem implicitamente, sem falar nos fatores positivos em relação à saúde física e mental que as atividades físicas proporcionam”, declarou o secretário.

Realizado desde 2017, o projeto Esporte Presente conta com mais de 3.000 alunos em 20 atividades como futsal, zumba, circuito, natação, hidroginástica, na Arena Flamengo, Araçatiba, Marine, CBTARCO e Navegar. Para se inscrever, os interessados devem procurar a Secretaria de Esporte e Lazer, na Avenida Roberto Silveira nº 11 / 3º andar, sala 301 e 302 (Prédio da Taco), das 8h às 17h, com os seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovante de residência, foto, declaração escolar e atestado médico.