Homens fizeram exames de PSA e receberam orientações sobre o câncer de próstata - Foto: Katito Carvalho

A Coordenação de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde de Maricá realizou no último sábado (10/11) uma ação de prevenção ao câncer de próstata no Esporte Clube Maricá, dentro da programação do Novembro Azul. A equipe se instalou ao lado do campo de futebol, onde os jogadores foram ouvir uma palestra ao final da partida que disputavam. Além dos esclarecimentos, foi feita também coleta de sangue para exames de PSA.

De acordo com o coordenador Leandro Bastos, outras ações semelhantes serão realizadas em locais como postos de saúde, escolas onde há Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Ele conta que a procura por informação e exames aumentou no setor em razão da extensão do horário de atendimento para a noite, sempre às quartas-feiras.

“Nosso horário normal é de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, sendo que às quartas seguimos até às 20h justamente para facilitar os homens impossibilitados no horário comercial”, explica Leandro, ao relatar que outros municípios se interessaram em usar o modelo de Maricá para implantar um setor de Saúde do Homem. “Somos um dos três municípios do estado a ter um departamento com este. Há pouco tempo, um grupo de São Gonçalo nos procurou para saber como trabalhamos aqui. Creio que seja uma inspiração para eles”, avalia o coordenador, informando que a principal ação do Novembro Azul será no dia 27, o chamado “Dia D”, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

A falta de tempo foi a principal queixa dos homens que participaram da ação e colheram amostras de sangue. Um deles completou 41 anos no sábado e realizou o exame pela primeira vez. “Eu já ia marcar depois que fiz 40, mas na correria não consegui. Então foi bom aproveitar essa oportunidade”, contou Bruno de Paiva. Mesmo com dificuldade para colher o sangue, o motorista Sérgio Melo Batista, de 54 anos, também elogiou a iniciativa. “Foi bom ter essa chance, valeu por ter feito”, disse ele.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here