Qualificação oferecida pelo SENAC será voltada em Maricá para o setor hoteleiro - Foto: Clarildo Menezes

Além de oferecer os já conhecidos cursos de qualificação através da contratação do Serviço Nacional da Indústria (SENAI), a Secretaria de Trabalho de Maricá firmou um novo convênio para capacitação gratuita nos três pólos de aprendizado da cidade. Começaram nesta semana em Itaipuaçu as aulas do curso de Assistente de Recursos Humanos, o primeiro contratado junto ao Serviço Nacional do Comércio (SENAC). As aulas acontecem três vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras) das 13h às 17h, e terão duração de quatro meses com carga horária de 200 horas.

De acordo com a Secretaria de Trabalho, a qualificação oferecida pelo SENAC será voltada em Maricá para o setor hoteleiro, seja para quem já atua como empregado ou gestor e também quem pretende ingressar no ramo. “Foi realizada uma pesquisa sobre as demandas do setor na cidade com apoio da Secretaria de Turismo. Em breve vamos divulgar inscrições para os próximos cursos, que serão de Agente de Informações Turísticas, Camareiro em ambiente hoteleiro, Recepcionista de Hotéis, Gerente de Pousadas e outros, num total de 12, todos para jovens e adultos a partir dos 16 anos e com material didático incluído”, antecipou Fábio Nascimento, gerente de Projetos de Qualificação Profissional da secretaria.

O curso iniciado na última quarta-feira (07/11) tem 30 alunos de diferentes idades, cada um com motivações diferentes para buscar sua qualificação. “Já sou formada na área de Recursos Humanos e quero agregar conhecimento, me atualizar e buscar uma recolocação. O setor mudou bastante nos últimos anos, porque as empresas também mudaram, mas muito por causa da tecnologia”, avaliou Michele Dias, de 33 anos, que mora no Jardim Atlântico, mesma região do colega de classe Caio Amorim, de 23 anos, que revelou que pretende chegar a um cargo de chefia nos próximos anos. “Um dos meios para eu alcançar essa meta é esse curso, me qualificar. Acho que vai acrescentar bastante no currículo”, afirmou o estudante de Engenharia.

Para o professor Carlos Henrique de Azevedo, o curso mostra que o grau de exigência também para quem emprega. “O antigo conceito de RH e Departamento Pessoal se transformou no que é chamado hoje de gestão de pessoas. Os alunos vão sair deste curso prontos para atuar em qualquer empresa”, garante ele. O gerente de projetos do SENAC, Francislei Souza, disse ainda que o curso também tem um direcionamento específico para Maricá e suas particularidades, além de ajudar a melhorar a própria postura do futuro profissional. “Aqui vamos mostrar ao aluno como se comportar numa entrevista, a se apresentar como profissional, ajudando no seu desembaraço. Temos ainda as vivências que os professores têm para mostrar. Cobramos apenas assiduidade e comprometimento em sala de aula”, afirmou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here