Foto: Elsson Campos

Em alusão ao movimento Outubro Rosa, que é voltado para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a edição do projeto Maricá+Verde desta quinta-feira (11/10), doou 100 mudas de Ipê Rosa (Handroanthus heptaphyllus) na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Moradora do Flamengo, a telefonista Regina Célia Araújo de Souza, de 59 anos, aproveitou a oportunidade para levar duas mudas para casa. “Estou levando uma para mim e a outra minha filha, que tem quintal grande. O meu quintal tá em obra, mas já estou reservando um espaço para a planta”, contou Regina.

De acordo com o comerciante José Marcos Pettinelli, de 64 anos, a ação deveria ser apoiada por todos. “É uma iniciativa belíssima, todos deveriam ter esse interesse em cuidar do meio ambiente. Tenho um espaço bem arborizado em casa, agora estou levando mais duas”, afirmou.

Realizada pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cidade Sustentável, em três anos de existência a iniciativa já distribuiu milhares de mudas de espécies típicas da Mata Atlântica gratuitamente para a população, além de ter realizado o reflorestamento de seis grandes áreas degradadas.

A comerciante Valéria Domingos Vieira, de 55 anos, está sempre acompanhando o projeto e adotando mudas. “Sempre que tem eu procuro participar. Já plantei na rua onde moro e agora vou plantar em casa. Acho ótimo, a cidade fica mais bonita e mais florida”, disse Valéria.

Outra frequentadora assídua das edições do projeto é a inspetora de alunos Jaciara Souza da Silva, de 53 anos. “É maravilhoso, toda vez que tem, eu levo pelo menos uma mudinha para plantar no meu quintal ou distribuir para os vizinhos, que sempre me pedem”.

Acompanhada do marido Saulo Guerra e da filha Giovanna, a professora Gláucia Guerra, de 42 anos, falou sobre a importância de levar esta conscientização ambiental para as crianças. “Meu marido sempre incentivou a Giovanna no cuidado com a natureza, sabemos o quanto é preciso educar neste sentido, e temos até um minhocário em casa”, revelou Gláucia.

Ainda neste mês de outubro, o Projeto Maricá+Verde estará em São José (DPO) no dia 18/10; e no Flamengo (Bonanza), dia 25/10.