Plantio de mudas na Fazenda Toulon, no Silvado - Foto: Elsson Campos

Na data em que se comemora o Dia da Árvore (21/09), a Secretaria da Cidade Sustentável plantou nesta sexta-feira 1.000 mudas nativas de Mata Atlântica. A ação aconteceu em uma área de aproximadamente 10 hectares (100 mil metros quadrados) doada pelo proprietário da Fazenda Toulon, no Silvado, que já possui 5.000 mudas. Ao todo, a Secretaria irá plantar 36.000 mudas.

Entre as espécies plantadas estão Maricá, árvore que deu batiza a cidade, Dedaleiro, Vinhático de Espinho, Pau-formiga, Engamirim, Uvaia, Garapa, Barbosa Branca, Pau-viola, Ipê Amarelo e Araçá do Mato. Segundo os técnicos responsáveis pelo plantio, foram 50 mudas de Maricá, 50 de Pau-formiga, 30 de Dedaleiro, 30 de Mulungu, 30 de Eritrina, entre outras espécies.

O secretário da pasta Helter Ferreira reconheceu a atitude do proprietário de ceder parte de seu terreno para a realização da ação, uma vez que o local foi escolhido por ser uma área úmida, ambiente propício ao desenvolvimento das mudas. “Isso representa a garantia do futuro. Nós estamos recuperando hoje o que foi destruído. Então, fica o recado para outros fazendeiros que tenham a mesma consciência que o dono da Fazenda Toulon, de ceder 10 hectares da propriedade. Isso é sinal de reconhecimento de que ele está fazendo bem para o futuro”, avaliou.

Após o plantio, a equipe da Secretaria da Cidade Sustentável foi até à Escola Municipal Brasilina Coutinho, localizada na Rua Comandante Celso, no Silvado, para fazer atividades recreativas com crianças do 3° ano do Ensino Fundamental da unidade. Lá, foram distribuídos giz de cera para os alunos desenharem, lanches e a camisas com a logo do selo EcoAtitude.

Uma das mais animadas com as atividades foi a estudante Elisa Matos, de 8 anos, que desenhou uma macieira. “É muito importante a gente cuidar da natureza e não cortar as árvores porque a gente depende delas para respirar”, explicou a aluna.

Helena Rios, diretora da unidade há quase um ano, contou que por ser um local com muita área verde, fica mais fácil de conscientizar os pequenos sobre a preservação do meio ambiente. “Plantios de árvores são iniciativas poderosas na parte pedagógica no sentido de fazer com que o aluno possa estar preservando e ver a importância de cuidar do meio ambiente, principalmente aqui que é uma área verde. Isso faz com que eles deem mais valor ao espaço que tem”, relatou.

A data para a comemoração do Dia da Árvore foi escolhida por anteceder o início da Primavera, que é no dia 22 de setembro.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here