Alunos autografam gibis com suas criações a partir de histórias do cartunista Maurício de Sousa - Foto: Marcos Fabricio

Baseada na proposta de trabalho que estabelece o ano letivo de 2018 como “Ano Municipal da Alfabetização”, a Escola Municipal Vereador Levy Carlos Ribeiro (São José do Imbassaí) incorporou o projeto “Maricá no Mundo da Leitura” e iniciou um trabalho de criação e recriação de histórias a partir das ideias de diversos autores. No último sábado (18/08) três turmas de 1° ano, que somadas reúnem 60 alunos entre 5 e 6 anos, fizeram uma manhã de autógrafos dos gibis coletivos que criaram ao longo deste processo.

“As turmas de 1° ano trabalharam baseadas nas obras do cartunista Maurício de Sousa, cada uma desenvolveu um plano de ação que foi realizado etapa a etapa. Primeiro veio a apresentação das histórias e do autor para as crianças; depois a interpretação do que foi passado, com eles contando as histórias para outros alunos; e então eles começaram a construir as próprias histórias”, explicou a diretora geral da E.M Levy Ribeiro, Marisa de Souza.

Para Juliana Berardo, de 29 anos, que é mãe da aluna Camilly, a ideia da escola foi sensacional. “Eles conseguiram embutir a leitura na vida da Camilly. Ela não tinha esse hábito, mas a partir deste trabalho ela quer ler tudo, chega em casa contando as histórias que leu. Esta sendo incrível, ela teve uma evolução muito boa com a escola”, contou Juliana.

Ione Guimarães Neto, que tem 49 anos e é avó do aluno Miguel, disse ter percebido que com este tipo de iniciativa ele está aprendendo mais. “O Miguel é muito levado e esperto, aqui ele se soltou e tanto eu quanto a mãe estamos muito satisfeitas com a educação, com o tratamento dos professores e todos da equipe que trabalha aqui e que faz a diferença”, afirmou Ione.

De acordo com a diretora Marisa, a base do sucesso da iniciativa está nos professores. “A leitura não se limita à decodificação de códigos, o ato de ler está ligado a leitura do mundo como um todo, interpretação de imagens e numerais. A dedicação dos professores neste sentido é essencial, o planejamento e o entrosamento entre eles tem beneficiado muito os alunos, que estão trabalhando em unidade”, destacou.

Uma parte diversificada do trabalho foi exibida através de uma montagem teatral que contou a história do cartunista Maurício de Sousa e exposição de pinturas e trabalhos feitos pelos alunos em sala de aula. A partir de agora o colégio começa a apresentar a autora Ruth Rocha para as crianças.