História do "Sítio do Pica Pau Amarelo" foi apresentada para crianças da escola Estrelinha do Amanhã - Foto: Elsson Campos

Diversas atividades, como contação de histórias, fantoches, pintura livre e brincadeiras lúdicas estão sendo realizadas nas escolas municipais de Maricá nessa semana até a próxima sexta-feira (24/08) para comemorar a Semana Nacional da Educação Infantil. Inserida nessa programação que envolve todas as unidades municipais desse segmento, a creche municipal Estrelinha do Amanhã, no bairro Boa Vista, realizou na manhã desta segunda-feira (20/08) o encontro da boneca “Felicidade” com seus amigos do Sítio do Pica Pau Amarelo. A Semana Nacional da Educação Infantil foi instituída pela Lei 12.602/2012, sancionada pela presidente Dilma Roussef, em homenagem à médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança.

Interpretada pelos funcionários da unidade, a história contou com a participação dos diversos personagens de Monteiro Lobato, como Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Cuca, e, claro, da famosa boneca de pano, a Emília. Os alunos, todos do maternal II, em sua maioria com três anos de idade, não desgrudaram os olhos da apresentação e participaram da brincadeira proposta.

Cada um do seu jeito, uns mais participativos outros mais acanhados, os alunos interagiram, aplaudiram, abraçaram os personagens e prestaram a atenção na mensagem de amizade. A pequena Letícia Velasco, de 3 anos, durante a contação da história, ficava apontando as cores que via na roupa dos personagens. “Eu gostei mesmo da Emília. Era é bem colorida”, disse a pequena. Já mais falante, Arthur Ximenes, também de 3 anos, disse que adora ouvir histórias, principalmente de super-heróis. “Foi muito legal. Eu adorei o jacaré grandão e não fiquei com medo dele. Ele é amigo da gente”, falou o aluno se referindo à Cuca.

A diretora geral da creche, Luiza Figueiredo, falou sobre a importância de atividades que despertem a atenção da criança. “Independente dessa semana especial, sempre realizamos algum tipo de tarefa lúdica que envolva o aluno. Temos que tornar o ambiente mais favorável ao aprendizado e mais prazeroso, permitindo que eles aprendam se divertindo, ainda mais por sermos uma unidade de tempo integral e voltada exclusivamente para os pequeninhos”, explicou a diretora da unidade que possui um total de 105 alunos de 3 anos, distribuídas em sete turmas de maternal II.

A secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, destacou a importância dessa semana. “Ela tem o objetivo de valorizar e respeitar a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento dos nossos pequenos. Ao longo da semana, as unidades municipais estarão desenvolvendo diversas atividades com Saberes e Sabores voltadas a esse segmento”, declarou a secretária, acrescentando que participam da semana as 41 unidades que contemplam Educação Infantil.