Reunião do "Tecendo a Rede" aconteceu na Casa Digital, Centro - Foto: Divulgação

No fórum “Tecendo a Rede”, administrado pela Secretaria de Assistência Social de Maricá, foi discutido, nesta quarta-feira (01/08), a construção do Plano Municipal da Primeira Infância e as inovações e alterações da Previdência Social. O encontro aconteceu na Casa Digital, no Centro. A coordenadora de Atendimento à Criança e ao Adolescente e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Sylvia Cantuária abriu o debate com um trecho do filme “O Começo da Vida”, no qual mostrou a importância dos primeiros anos da criança para a formação do indivíduo.

“Proporcionar um ambiente com amor e segurança para as crianças nessa fase é o maior investimento que se pode fazer na humanidade. E é por isto que estamos aqui solicitando sugestões e propostas para a elaboração de um plano completo nas esferas sociais, familiares e políticas, para que se tenha uma proteção total e garantia de direitos para nossas crianças e adolescentes”, orientou Sylvia. Entre as etapas do plano estão a elaboração do diagnóstico (organizado por representantes do poder público, da sociedade civil e principalmente e pelas próprias crianças) e a criação de uma comissão municipal.

A coordenadora de projetos do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), Maria Mostafa, explicou que o plano é uma forma de executar a lei “Marco Legal da Primeira Infância”. Esta lei cria uma série de programas, serviços e iniciativas voltados à promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde o nascimento até os seis anos de idade. Maria apresentou algumas metodologias para o desenvolvimento do plano. “Crianças são sujeitos de direitos e por isso a importância de investir na primeira infância. Segundo o vencedor do prêmio Nobel de Economia James Heckman, no documentário, citando um estudo que sugere que a cada dólar investido em uma criança, sete dólares serão economizados no futuro”, disse Maria.

Em seguida, a coordenadora do programa previdenciário, Dilma Ferreira, apresentou o novo sistema da Previdência Social que é o portal “Meu INSS”, no qual o trabalhador tem acesso a todas suas informações previdenciárias. No final, ficou acordado entre os presentes que no próximo encontro do “Tecendo a Rede” serão apresentadas  as alterações do  Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e serão tiradas dúvidas sobre todos os benefícios do INSS e as novas regras.