Equipes iniciaram um mutirão de conservação por ruas do Recanto - Foto: Marcos Fabricio

Os moradores do Recanto, em Itaipuaçu, foram contemplados com um mutirão de limpeza realizado nesta segunda-feira (30/07) pela Secretaria de Conservação. O trabalho, que consiste na retirada de resíduos, patrolamento, roçada, limpeza e pintura das vias, foi feito simultaneamente na Estrada da Serrinha (até o alto do Mirante de Itaipuaçu) e adjacências.

Para ação, que contou com o apoio das secretarias de Obras e de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, foram utilizadas máquinas patrol, caminhões e um total de 120 funcionários. “Hoje estamos iniciando a limpeza nos eixos principais. A ideia da secretaria é criar um padrão que deixará Itaipuaçu com uma cara nova no período de apenas um mês. O Recanto é a nossa referência para o início dos trabalhos, mas também passaremos pelo Barroco, Avenida Um, Rua 34 e todas as principais vias do bairro”, destacou o subsecretário de Conservação, Rodrigo Fagundes Chagas.

Para Rodrigo, este tipo de iniciativa só funciona efetivamente se houver uma parceria entre a população e governo. “Fazer a conservação das ruas sem a colaboração da comunidade é enxugar gelo. Precisamos que as pessoas tenham o compromisso de zelar pelo seu bairro e não jogar entulho na rua. Se agendar, ligar para a secretaria, nós fazemos a retirada destes lixos sem que precisem ficar acumulados nas ruas”, explicou.

De acordo com o comerciante Roberto Ribeiro de Mendonça, de 58 anos, a região precisa de mais atenção. “Vendo mudas de plantas aqui neste ponto e acho muito importante que se mantenha essa força tarefa para varrer a rua e limpar em volta do canal”, afirmou Roberto.

Morador de Itaipuaçu, o vendedor Bruno Cesar, de 39 anos, parabenizou a prefeitura pelas ações constantes no município. “Estamos vendo a prefeitura trabalhar bastante, e isso é muito bom. Hoje vemos que Itaipuaçu não está abandonado”, destacou Bruno.

Nos próximos dias, o Mirante de Itaipuaçu terá a base do Rotary reformada em parceria com o clube e o espaço ganhará um novo guarda-corpo. Para agendar a retirada de algum entulho ou solicitar os serviços da Secretaria de Conservação, o contribuinte deverá entrar em contato com a pasta através do telefone: 0800 023 9633, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.