Simone Costa mostrou como é o projeto de capacitação aos membros do HCOR, no CEU - Foto: Fernando Silva

Representantes do Hospital do Coração (HCOR), em São Paulo, estiveram nesta segunda-feira (30/07) em Maricá para conhecer o projeto de Capacitação dos Profissionais da Atenção Básica sobre a Saúde do Idoso, elaborado pela Secretaria de Saúde. A reunião aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, e contou com a responsável pela pasta, Simone Costa e membros de sua equipe.

O novo projeto, que segundo a secretária de Saúde é pioneiro na região, consiste desde o acompanhamento na prevenção de acidentes em domicílio, por meio de capacitação dos próprios agentes comunitários, até o cuidado posterior como reabilitação e socialização, evitando assim uma possível depressão ou suicídio. Na fase final de implementação será desenvolvido um Centro de Convivência do Idoso para que ele possa ter atendimento com fisioterapeuta, fonoaudiólogo e atividades para melhoramento da parte motora e cerebral.

Segundo levantamento feito pela pasta, os números da população idosa têm crescido nos últimos anos. De acordo com os dados coletados no último senso em 2015, a população saltou de 16.060 em 2010 para 20.506, representando 14% do total do contingente maricaense. “É um projeto com duração de dois anos e meio a três anos, trazendo toda a capacitação e todo o know how dessa unidade de alta complexidade para cá”, disse. “Nós vamos ser qualificados aqui para sermos efeito multiplicador para Região Metropolitana II (Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí Rio Bonito e Silva Jardim) e também para outras regiões”, complementou.

Após tomar conhecimento dos projetos já existentes da secretaria, por meio de uma rápida apresentação em slides, a gerente do Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde (LICS) do HCOR, Giselda Monteiro da Silva, avaliou que Maricá tem um grande potencial para o desenvolvimento do programa. “Primeiro, o interesse da gestão. Isso é importante porque quando nós vamos com um projeto focado na assistência e que pretende qualificar equipes, a gestão tem que apoiar e esse é um ponto principal. Maricá tem uma rede constituída, tanto de Atenção Hospitalar como Atenção Básica. Tem as unidades básicas, tem a estratégia de Saúde da Família e isso é importante. Dessa forma conseguimos fazer esse fluxo e essa linha de atenção”, afirmou.

A coordenadora de projetos do HCOR, Enilda Maria Lara elogiou a iniciativa da Secretaria de Saúde, uma vez que cursos como estes que foram implementados no Acre, Tocantis e no Rio Grande do Norte, trouxeram um resultado satisfatório para a população. “Nesses estados em que nós já passamos percebemos que é um momento em que toda equipe se une, compartilha suas experiências, dificuldades e suas barreiras. Hoje o Brasil está envelhecendo e nós precisamos dessa qualificação. Então esse projeto nos dá essa possibilidade, e Maricá, com esse acesso à secretaria e todos esses cuidados com o idoso que o município já faz, vai potencializar o nosso desenvolvimento nesse triênio. Estamos muito felizes de estarmos aqui”, considerou.

Após a reunião no CEU, o grupo seguiu para o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro; Posto de Saúde da Família do residencial Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV de Inoã); Posto de Saúde da Família Chácara de Inoã e Posto de Saúde de Ponta Negra.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here