Final do Maricá Surf na praia de Ponta Negra - Foto: Clarildo Menezes

Organizada pela Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (Feserj), com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, o Maricá Surf Pro Am 2018 já tem os seus dois grandes campões na categoria profissional. A sufista carioca Anne dos Santos, de 16 anos, atleta mais jovem da competição, e o experiente Leandro Bastos, também carioca, conquistaram o lugar mais alto do pódio feminino e masculino, respectivamente. O segundo dia do evento, realizado na tarde desta sexta-feira (27/07), arrastou dezenas de pessoas para a areia da praia de Ponta Negra, que vibravam com cada manobra radical dos atletas.

“Começo agradecendo a Feserj e a Prefeitura de Maricá pelo ótimo evento. Foi tudo muito legal, toda a estrutura está ótima e isso é muito bom para a valorização do surf feminino. Também agradeço meu pai, minha tia e toda a minha família por conquistar essa vitória, pois sem minha família eu não sou nada”, disse Anne dos Santos, visivelmente emocionada.

Leandro Bastos comemorou muito a vitória e contou que em princípio pensou em não participar dessa etapa da competição. “Eu não viria para o campeonato, não por falta de vontade mas sim porque estou começando um novo projeto de treinamentos o que me deixa muito ocupado, mas dei uma pausa por um bom motivo e estou amarradão. Quero agradecer a galera de Maricá, a Prefeitura por estar nos recebendo e por fazer esse campeonato de alto nível acontecer”, agradeceu  e elogiou o campeão.

O clima de competição ainda não acabou. Neste sábado (28/07) e domingo (29/07), o mar de Ponta Negra vai receber as finais das categorias amadoras feminina e masculina que contam inclusive com atletas de Maricá.

O guarda-vidas Tiago Gonçalves, de 33 anos, morador de Cordeirinho, contou que já pratica o esporte há 15 anos. “Mesmo surfando há anos eu gosto de praticar o surf amador e é um orgulho poder representar o meu município”, disse Tiago. “Era justamente o incentivo a esse tipo de esportes que estava faltando em nossa cidade e agora vejo as coisas indo bem. Nossa Prefeitura está de parabéns e espero que muitos outros eventos como esse venham para Maricá”, pediu.

Comerciantes comemoraram

O aumento no número de clientes, atraídos pelo evento, foi rapidamente percebido pelos comerciantes locais. A proprietária do quiosque do Luiz, Luciane Camacho de Oliveira foi uma das que percebeu esse aumento e aprovou a iniciativa. “Os eventos promovidos aqui na praia são sempre importantes, porque trazem movimento para nós. Agora, por exemplo, já tem bastante gente chegando, estamos atendendo um público bem maior que o normal para o dia”, avaliou.

“O movimento melhorou bastante já nos dois dias que antecederam o início do campeonato. No total, temos 24 quartos que incluem suítes coletivas, destes pelo menos dez já estão ocupados. Normalmente teríamos pouquíssimos hóspedes em um dia como hoje, agora estamos aguardando pessoas que ainda estão chegando”, contou a administradora da Pousada Encontro das Sereias, Ada Cristiane.

Vale ressaltar que o Maricá Surf Pro Am vale 1.000 pontos no ranking estadual, tanto no masculino como no feminino e de acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, o município foi escolhido para abrir o Circuito Estadual de Surf Profissional do RJ porque a Federação sabe que a Prefeitura tem projetos para desenvolver o esporte na cidade.

Confira a classificação final da categoria profissional:

1º Lugar – Leandro Bastos
2º Lugar – João Chianca