Gente de várias partes do país começou a chegar a Maricá e se instalar no Acampamento da Juventude do 2º Festival Internacional da Utopia nesta quinta-feira (19/07), primeiro dia do evento. De acordo com a coordenação do espaço, cerca de mil pessoas se inscreveram para montar suas barracas na área reservada do evento. O locai tem ainda um refeitório, a tenda dos debates, um posto médico e o palco onde haverá shows até domingo (22/07).

Depois de participar da abertura oficial do festival pela manhã, o prefeito Fabiano Horta visitou a área e conversou com alguns dos acampados, muitos trazendo suas famílias. “Esse festival consolida nosso propósito de criar uma sociedade mais justa, de formatar para o Brasil as experiências que implementamos aqui, como a moeda social Mumbuca e os ônibus tarifa zero. O que queremos é estimular um grande debate sobre o país e as mudanças necessárias. É uma coisa que precisamos fazer, debater e ouvir”, pontuou Fabiano.

Entre os participantes com quem o prefeito conversou, chamou a atenção no acampamento um grupo vindo do Distrito Federal onde havia muitas crianças, algumas recém-nascidas como os pequenos Ítalo, de 4 meses, e Luna, de apenas 3 meses. O pai de Ítalo, o produtor cultural Elias Viana, afirmou que queria conhecer as políticas públicas da cidade. “Queremos levar daqui as experiências de inclusão social”, disse ele. Para a estudante Iami Dourado, que tem 23 anos e é mãe de Luna, o destaque são os ‘vermelhinhos’. “É uma ideia muito bacana que tinha de se espalhar pelo país todo”, sentenciou. Já a advogada Larissa Rocha, de 27 anos, conta que levou o pequeno Acauã, de 2 anos, porque quer que ele tenha contato com ambientes livres de preconceito. “Aqui tem a cultura de rua, do povo preto, gente que normalmente não tem vez, mas aqui tem, é super democrático”, observou.

Outro grupo numeroso viajou três dias desde o Recife, capital de Pernambuco. São aproximadamente 40 pessoas que participam de coletivos de cultura de rua naquela cidade. “Aqui tem rapper, grafiteiro, tatuador, todo tipo de artista. A cidade é muito bacana, só de estar aqui já valeu os três dias de viagem”, garantiu o rapper Alexandre Acioli, de 23 anos. De Guarapari, no Espírito Santo, veio o casal formado pelo videomaker Alan Pinto e pela professora Brisa Marina Freitas, ambos de 28 anos. Eles afirmaram estar encantados com a cidade e com as políticas oferecidas aqui. “Isso é a materialização da utopia, achei que não ia ver isso aqui no Brasil”, disse Brisa.

A primeira mesa de debates teve como tema “A Manipulação da Mídia”, Cujos palestrantes foram o editor da revista Fórum, Renato Rovai, e os também jornalistas Ricardo Targino, Isabel Oliveira, Rafael Cagliari (da CUT Rio). Nesta sexta-feira (20/07), o tema será “A Voz das Minorias”; “O que É Política Para Você?” será o assunto de sábado (21/07); e no domingo (22/07) os debates terminam falando sobre “Cultura e Suas Formas de Resistência”. A programação de shows inclui artistas renomados como a banda de reggae Ponto de Equilíbrio na sexta, o forró da banda Bicho de Pé no sábado e, fechando a série, a cantora de hip hop Negra Li, todos a partir da meia-noite. Além desses haverá ainda apresentações de artistas locais e DJs.