Uma das atrações da segunda edição do Festival Internacional da Utopia, a Feira da Reforma Agrária e Economia Solidária, montada na Praça Orlando de Barros Pimentel, atraiu um grande número de visitantes logo no primeiro dia de funcionamento. O próprio prefeito Fabiano Horta visitou o local logo após o término da solenidade de abertura, na Tenda dos Pensadores Darcy Ribeiro. O prefeito visitou os estandes e conversou com expositores que vieram de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná, além dos que são do Rio de Janeiro e estarão no local até domingo (22/07) com a comercialização de hortifrutigranjeiros, plantas medicinais, produtos orgânicos, bolos, doces típicos, cafés, geleias, licores, pimentas, artesanatos e produtos não perecíveis.

As artesãs de Maricá também marcaram presença e em alguns estandes o produto poderá ser pago com o cartão Mumbuca, que facilita a troca entre produtor e consumidor e movimenta a economia da cidade, já que a moeda só é aceita aqui. Estão expostos produtos de bebês como babadores, fraldas de pano ecológicas, acessórios para os cabelos das meninas, além de roupas artesanais de adultos, como a de moda africana, feitas à mão.

Maria Paula de Almeida, moradora de São José de Imbassaí há seis anos aproveitou a oportunidade do encontro com o prefeito, agradeceu o que a prefeitura tem realizado em seu bairro e elogiou a organização.“Vou trazer minha família para curtir o festival comigo pois estou achando tudo ótimo por aqui”, disse.

O prefeito também aproveitou para visitar a Feira Literária, localizada também na praça e que ao longo do Festival da Utopia estará com muitos livros de expositores da cidade e de outros estados que tem a ver com a temática do festival. “Esta feira é importante para movimentar a cultura da leitura em nosso município, pois aqui tem uma grande variedade de temas que retratam bem a nossa história e despertam o interesse”, disse Fabiano.

Quem aproveitou para comprar muitos livros e garantir a atualização profissional foi a assistente social Fernanda Back, de 41 anos e moradora de Itaipuaçu. “Vim na primeira Feira e comprei muitos livros na época. Quando soube que teria novamente corri para garantir novos títulos, pois irei utilizar para meus cursos de atualização profissional. A feira é maravilhosa e poderia ter sempre pois é um grande acerto da prefeitura”, concluiu.

Wallace Machado, de 20 anos, ficou praticamente hipnotizado com o que viu na feira. Ele, filósofo por natureza e estudante de História pela UERJ, se considera um verdadeiro apaixonado pelo livro da leitura. “A filosofia é o meu mundo. Se tirar a filosofia, não existe eu. Sempre participei de tudo relacionado à leitura e sou um verdadeiro apaixonado. Colaborei na terceira Festa Literária de Maricá (Flim), em outubro de 2017 e admiro o incentivo à política que a Prefeitura nos possibilita em todos os eventos que realiza”, concluiu.