Técnicos, geólogos, hidrólogos, geotécnicos e engenheiros civis da Defesa Civil de Maricá participaram, nesta sexta-feira (13/07), da Capacitação de hidrologia aplicada à Defesa Civil, que tem como objetivo a identificação dos possíveis desastres socioambientais no município para que seja feito o devido enfrentamento pelas equipes.

Maricá faz parte da Campanha “Construindo Cidades Resilientes” da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da certificação do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNISDR), que incentiva os gestores municipais a desenvolverem ações de planejamento antecipado de gestão de risco de desastres, possibilitando também o cumprimento das obrigações municipais constantes na Legislação Federal.

A questão hidrológica e sua aplicação na Defesa Civil e como os agentes podem se preparar para enfrentar os desastres socioambientais foram os temas deste encontro, que possibilitará um melhor planejamento de todas as equipes da Defesa Civil futuramente.

A doutora em hidrologia, Lidiane Lima e a hidróloga e mestre em Defesa e Segurança Civil, Fabíola de Freitas, apresentaram diversas questões e possibilidade de resolução para os eventos que possam vir a ocorrer, mencionando que o crescimento das cidades tem influência direta nos fenômenos que ocorrem na natureza, diretamente ligados à presença ou intervenção humana. Por isso, é de suma importância que sejam realizados trabalhos em comunidades que o perigo é iminente, orientando os que vivem nas localidades.

De acordo com o Major Wellington Silva, Maricá participa da Campanha “Construindo Cidades Resilientes” e uma das prioridades é aumentar o poder de resposta local. “Isso se dará através da identificação de ameaças socioambientais que possam assolar a cidade, tendo a caracterização  do cenário de risco para que seja desenvolvido o plano de contingência municipal”, afirmou.