A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira (12/07) a formatura da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do primeiro semestre de 2018, reunindo cerca de 30 estudantes que concluíram o Ensino Fundamental (9º fase do 2º segmento, correspondente à 8ª série) no CEM Joana Benedicta Rangel. A cerimônia realizada na quadra da escola, contou com a presença do coordenador geral de gestão da Educação Básica, Rodrigo de Moura Santos; da gerente da EJA, Elizabete Brito, além das diretoras e  professores da unidade de ensino.

“Para nós isso aqui é mais que uma cerimônia. Significa resistência e vitória porque são alunos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade regular e nesse sentido a EJA é um resgate e o evento de hoje representa a vitória deste resgate. Conseguimos mostrar neste momento que é possível voltar a estudar mesmo com todas as dificuldades e que esse é só mais um degrau para que no próximo ano os formandos de hoje possam, se quiserem, cursar o ensino médio”, afirmou Rodrigo de Moura.

Segundo Elizabete Brito, além dos alunos do CEM Joana Benedicta Rangel, durante toda a semana alunos do EJA das Escolas Municipais João Monteiro (Itaipuaçu), Darcy Ribeiro (Inoã) e Antônio Lopes Fontoura (Caxito) também estarão recebendo seus respectivos diplomas do Ensino Fundamental, totalizando aproximadamente 200 formandos.

“Em Todo semestre são abertas as matriculas para o EJA de forma online, para isso, basta acessar o site da Prefeitura e se inscrever, inclusive a partir desta segunda-feira (16/07) começa o período de abertura de matricula”, alertou Elizabete. A única exigência para realização da matricula é ter no mínimo 15 anos de idade.

A estudante, agora formada, Antônia Cavalcanti Pereira, de 33 anos, moradora do Boqueirão, estava visivelmente emocionada com a formatura. “Há muito tempo tinha o sonho de concluir o ensino fundamental e há seis anos, quando vim morar em Maricá, por trabalhar no Rio não era possível começar a estudar, então quando pude largar o emprego comecei”, contou Antônia. “Inicialmente eu estudava no Darcy Ribeiro, em Inoã, mas quando me mudei para o Centro eu me transferi aqui para o Joana”, explicou. “Estou muito feliz e agora vou continuar estudando, pois quero cursar enfermagem”, disse sorridente.

“Ter jovens e adultos na escola significa resgatar um passado e preparar o presente pensando no futuro. A escola que acolhe, acredita, abraça seus alunos e aposta no conhecimento desenvolvido dentro dela é fundamental para auxiliar no crescimento do aluno e é isso que a nossa escola se compromete em fazer. Hoje é uma noite de festa, é uma noite para celebrar uma longa caminha e estou muito feliz e orgulhosa por cada um desses formandos”, disse Maria Vanda da Silva, diretora geral do CEM Joana Benedicta Rangel.