Equipes da Secretaria de Habitação cadastraram as seis famílias que moram no Areal, em Bambuí - Foto: Marcos Fabricio

Após o cadastro no programa Moeda Mumbuca, equipes da prefeitura voltaram a comunidade do Areal, em Bambuí, para uma nova ação com as seis famílias, num total de 28 pessoas, que vivem na localidade. Uma equipe da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos de Maricá cadastrou na semana passada, dia 28/06, as famílias que vivem no local que é de difícil acesso e tem condições bastante precárias. Os agentes coletaram informações sobre os moradores e suas famílias. O órgão avalia a propriedade da área que tem cerca de 600 metros quadrados para decidir qual será a melhor solução para essas famílias.

“Não sabemos ainda se esta área é pública ou privada, e só a partir dessa informação é que vamos saber o melhor caminho a seguir. Se for possível que eles fiquem no local, a opção seria uma melhoria habitacional, e se isso não for possível vamos procurar viabilizar a locação social no entorno do bairro, que é para pessoas em situação de vulnerabilidade, como é o caso deles”, antecipou a secretária Rita Rocha.

De acordo com um dos moradores, a ocupação começou há cerca de nove anos. Um homem que seria dono de outros terrenos na região cedeu a área a ele para que tomasse conta dos demais. “Ele me trouxe para cá e pediu para ficar, e aí os parentes foram chegando e ocupando também. Nós gostamos daqui, seria bom se desse para ficar”, disse o autônomo Alcenir da Silva dos Santos, de 35 anos.

Também vivendo de trabalhos temporários, Nickson Melanes de Oliveira, de 36 anos, também elogiou o local alegando que é muito tranquilo, e agradeceu o trabalho dos agentes da secretaria. “Graças a Deus está surgindo essa oportunidade, tomara que melhore mesmo para nós”, projetou ele que, assim como Alcenir, mora no terreno com a esposa e quatro filhos.

Entre os moradores há muitos jovens e crianças que nasceram no local. Uma delas é filha de Lucas Fernando Alves, de 19 anos, que veio de Pernambuco com a família e se mudou para o local quando a atual esposa ficou grávida. “Tenho saudades do Recife, onde morei, mas estava muito ruim lá. O lugar aqui é bem calmo”, disse ele.