Dia Mundial do Meio Ambiente - Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cidade Sustentável, promoveu uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira (05/06). As ações, que aconteceram na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro), contaram com a participação de membros da equipe que atua no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), no Clube Niteroiense de Montanhismo (CNM) e na Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá.

A festa teve doação de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, exposição de coleção didática do Museu Nacional, oficina de pintura rupestre com a arqueóloga Martha Locks, exposição fotográfica do patrimônio ambiental de Maricá, além de serviços de Licenciamento Ambiental, certidão ambiental para ligação de energia elétrica, autorização ambiental para serviços de poda/corte, fiscalização ambiental, orientações e informações sobre áreas protegidas do município.

De acordo com o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira, Maricá não podia ficar de fora da celebração, já que tem contribuído muito com a preservação ambiental através de projetos como o Maricá+Verde. “Em quatro anos e meio de atuação, o Maricá+Verde já doou cerca de 23 mil mudas nativas da mata atlântica para a população. Também temos um projeto no Silvado com a CEDAE, onde estamos reflorestando um área de 10 hectares com mais de 36 mil mudas. Maricá tem suas serras todas protegidas acima da cota 50, que não pode ter mais nenhuma construção, hoje trazemos para a cidade elementos que ajudem as pessoas a ter conhecimento da importância da preservação”, ressaltou.

Membro da Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente, da Paróquia de São José do Imbassaí, Sandra Lúcia Farias Vianna adotou uma muda de Ipê Branco (Tabebuia roseo-alba) e aproveitou a oportunidade para falar sobre os impactos causados pela falta de cuidado com o planeta. “Na pastoral nós fazemos um trabalho de conscientização da população, valorizando a arborização urbana. Estamos vendo as mudanças no clima, o avanço do aquecimento global que causa o degelo nos pólos, os mares perdendo a salinidade e matando muitas espécies de animais, por isso as pessoas precisam se conscientizar da interferência que impacta negativamente o meio ambiente”, disse.

Estudantes do Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, Sara Cecília de Santana e Cauã Silva Costa aprovaram as atividades. “O pessoal da Defesa Civil mostrou muitos equipamentos que eu não conhecia, achei muito interessante o trabalho deles e agora sei o quanto é importante”, destacou Sara. “Achei interessante a exposição que mostra animais que eu nem conhecia. Conheci um roedor, alguns tipos de cobras e aranhas que eu nunca tinha visto de perto”, contou Cauã.