O prefeito Fabiano Horta assinou na tarde dessa terça-feira (05/06) no Palácio Guanabara, no Rio, convênio com o Governo do Estado para a construção da escola estadual Professor Darcy Ribeiro, no Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. A unidade será de tempo integral e profissionalizante e terá capacidade para atender de 600 a 800 alunos. O prefeito, a secretária de Educação Adriana Luiza da Costa, o secretário estadual de Educação, Wagner Victer, a deputada estadual Rosângela Zeidan e o secretário municipal de Economia Solidária, Diego Zeidan, foram recebidos pelo governador, Luiz Fernando Pezão.

Para a construção da escola, a Prefeitura doou o terreno, vai construir e equipar a unidade que terá 15 salas de aula para atender alunos do 1º ao 3º ano do Ensino médio. Segundo a secretária de Educação de Maricá, a prefeitura também ficará responsável, junto com a equipe do Estado, por montar um currículo integrado com a demanda de mercado e desenvolvimento do município,  incluindo aulas de empreendedorismo voltadas para a vocação turística da cidade. A construção da escola já terá início esse ano e as aulas começam no ano letivo de 2019.

A escola Professor Darcy Ribeiro terá sala multimídia, laboratórios de línguas, ciências e robótica, auditório para 250 pessoas, refeitório para 180 pessoas, quadra poliesportiva coberta, vestiários entre outras dependências. O prefeito Fabiano Horta afirmou que a construção da unidade será um marco para a região. “Itaipuaçu tem grande extensão territorial, está em constante expansão e tem um protagonismo como novo Centro. Por isso mesmo, essa escola será inovadora no sentido de oferecer bem mais do que o currículo tradicional. Vamos formar jovens empreendedores,” afirmou o prefeito.

Já o secretário Wagner Victer frisou que foi um projeto realizado a várias mãos. “As equipes do Estado e da prefeitura se uniram para elaborar esse projeto, era um sonho antigo construir essa escola. Estamos com excelentes professores que receberão treinamento do Sebrae para ministrar as aulas de empreendedorismo, turismo e logística,” falou o secretário.

O governador fez questão de agradecer a parceria da prefeitura. “Sabemos do momento difícil que passa o estado e fico feliz de contar com essa parceria de Maricá.  Acompanho os avanços sociais da cidade com programas como moeda Mumbuca e Tarifa Zero e sei que vocês aplicam o dinheiro dos royalties com responsabilidade. Isso não é só um discurso, mas só podemos mudar o Brasil através da Educação. Se tivéssemos acreditado mais no modelo de ensino dos CIEPs estaríamos construindo mais escolas e menos presídios. Mas essa travessia fazemos com todos estendendo as mãos. Fico feliz de vocês darem o nome da escola a esse grande brasileiro e que pensou o estado como ninguém que foi o Darcy Ribeiro,” destacou o governador.

Para a deputada Rosangela Zeidan, que vem intermediando o contato da prefeitura com vários órgãos do Estado para a elaboração de parcerias, quem sai beneficiado é a população. “Quero também agradecer a viabilidade desse convênio e dizer que meu mandato está à disposição para ações de impacto positivo na cidade,” afirmou. Além das obras da escola estadual Darcy Ribeiro, que começam esse ano, a matrícula também será realizada no segundo semestre para iniciar o ano letivo de 2019 com os alunos em sala de aula.