Representantes da prefeitura e organizador do evento falaram como será a edição da Expo Maricá - Foto: Clarildo Menezes

Com o objetivo de apresentar a história e o funcionamento da 10º edição da Expo Maricá – que acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio como parte das comemorações pelos 204 anos de emancipação político-administrativa da cidade – foi realizada na tarde desta terça-feira (22/05) uma entrevista coletiva que reuniu investidores, empresários, expositores e imprensa local. O encontro, realizado no Esporte Clube Maricá, no Centro, mesmo local onde está sendo montada uma estrutura de mais de três mil metros quadrados para receber a feira de negócios, foi conduzido pelo idealizador e organizador da Expo Maricá 2018, Delfim Moreira e contou ainda com a participação de representantes da Prefeitura de Maricá, apoiadora do projeto.

Entre os convidados estavam o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias, os secretários municipais Igor Sardinha (Indústria e Portuária), Alan Novais (Desenvolvimento Econômico) e Andrea Cunha (Cultura). “A Expo Maricá é um projeto feito a várias mãos e uma das mãos fortes deste ano é a parceria com a Codemar”, destacou Delfim Moreira. “A Codemar, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está à frente de três importantes painéis”, completou. “Outra grande parceira da Expo Maricá 2018 é a Polícia Militar. Nós temos um projeto que é o primeiro workshop condominial e empresarial de Maricá e esse projeto, com foco na segurança, contará com palestras do Corpo de Bombeiros, do Sebrae, equipe médica, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), Defesa Civil de Maricá e a própria Policia Militar. Até o momento já temos mais de 120 condomínios inscritos”, comemorou Delfim.

De acordo com José Orlando, cada um dos painéis abordará investimentos distintos que estão sendo realizados pela Prefeitura. O primeiro painel refere-se ao potencial logístico de Maricá, o segundo aborda o potencial turístico e os investimentos realizados nessa área e o terceiro refere-se à cidade tecnológica e mostra o que a Prefeitura está fazendo para atrair e fixar grandes investimentos no município. “A ideia da Codemar e da Prefeitura é aproveitar Expo Maricá 2018 e de alguma forma fazer uma interação com os empreendedores da cidade. Além disso, dar também visibilidade dos investimentos que estão sendo feitos no município e como e para quem esses investimentos estão sendo direcionados”, explicou José Orlando. “Vamos aproveitar o momento para aproximar os projetos da Prefeitura e os projetos da Codemar junto ao empresariado local. Esse é o grande motivo de estarmos apoiando e participando dessa iniciativa”, justificou.

O secretário Igor Sardinha falou da importância dos empreendedores utilizarem os três dias do evento para buscar informações prévias. “Desde o pequeno, o médio e o grande empresário local, que já está se fixado aqui na cidade e aquele investidor que ainda pensa em prospectar um empreendimento, todos, na hora de elaborar o seu plano de negócio é fundamental que tenham dados para que consigam se planejar e saber o momento certo de investir”, avaliou. “Vivemos um momento no qual, dentro do governo estamos conseguindo uma profusão de avanços. Neste aspecto, a Expo Maricá é um ótimo ambiente para apresentarmos essas informações com uma maior riqueza de detalhes”, avaliou Sardinha citando em seguida a dimensão que a, já anunciada, reabertura do aeroporto de Maricá vai representar dentro de uma política de desenvolvimento econômico.

Para o secretário Alan Novaes, o momento fecha um ciclo de desenvolvimento da cidade e estimula uma aposta muito incisiva no mercado local. “A Expo Maricá 2018 é um momento para nós conhecermos o empresário de Maricá. O que ele produz e o que ele tem a oferecer para a cidade. Aqui é o primeiro local de experimentação. Em muitos casos quando você constrói um negócio e deseja expandi-lo é necessário que ele seja aceito primeiramente em sua própria cidade. Por isso, esse é o momento para nós nos surpreendermos com produtos e empresas que nós não tínhamos sequer noção que existiam”, analisou Alan.

Expo Maricá

24, 25 e 26 de maio