Equipes fazem a topografia no entorno para urbanização da orla de Itaipuaçu - Foto: Elsson Campos

O anúncio do início das obras de urbanização da orla de Itaipuaçu foi uma verdadeira injeção de ânimo para quem vive na região. Uma das intervenções mais esperadas por moradores e frequentadores, as melhorias foram iniciadas quinta-feira (17/05) e nesta sexta-feira (18) foi feito o trabalho de medição topográfica da avenida. Segundo o prefeito Fabiano Horta, que acompanhou o início das intervenções na quinta-feira ao lado do secretário de Governo e de Obras Renato Machado, a modernização da Avenida Beira-Mar será feita em duas etapas: da Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) até a altura da Rua 63, e o segundo trecho da Rua 63 até a Rua 153.

“Essa obra da orla vai dar a Itaipuaçu a pujança que o local já tem, turística, de veraneio. Esse embelezamento é importante e para nós é uma satisfação estar iniciando essa obra hoje (quinta-feira, dia 17/05). A previsão é até o fim do ano estar com a orla feita”, disse o prefeito. O projeto prevê a construção de um calçadão, ciclovia, pista de caminhada, novos quiosques, arborização e iluminação nova, além da pavimentação da avenida principal.

A notícia da urbanização se espalhou pelo bairro e deixou os moradores bastante satisfeitos. “Vai ficar lindo, o turismo vai melhorar bastante e para nós também vai ser muito bom”, avaliou a cabeleireira Fernanda Esteves, de 43 anos, que vive há 3 na Rua Hélio Guapyassú de Sá (antiga 66). Para o comerciante Carlos Magno Marques da Silva, de 52 anos, a expectativa é que melhore a vida noturna da região. “Hoje temos que fechar por volta das 19h, mas se tiver mais cuidado e mais iluminado poderemos atender até mais tarde. Creio que vai ser muito bom no geral”, afirmou Carlos Magno, morador da Rua 87.

As amigas Núbia Mello e Denise Rubenite, ambas administradoras e moradoras do Jardim Atlântico, destacaram que todo o bairro está crescendo. “Vim de São Gonçalo para cá há três anos e só vejo melhorias. Tem mais asfalto, os postos de saúde funcionam e, agora, vai ficar mais bonito”, ressaltou Núbia, de 37 anos. Denise, de 45, concorda: “Vai ser bom para todos nós essas obras, para juntar com outras que já estão acontecendo”, avaliou.

Perto dali, uma mostra de que os moradores têm razão. A Rua 37, que fica entre a praia e o Canal da Costa, está sendo preparada para asfaltamento a partir da antiga Rua Um em direção ao Jardim Atlântico. A equipe de tapa buracos da Secretaria de Obras também circula pela região e passou nesta sexta pela Estrada dos Cajueiros – finalizando as ações na via – e pela esquina entre a Rua Um e a Avenida Carlos Marighella, onde recompôs o asfalto após uma intervenção.