Eleição dos novos coordenadores do Ecob - Foto: Katito Carvalho

Como parte da programação do 6º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (VI ECOB), foi realizada no Cineteatro Henfil a Assembleia Geral Ordinária do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH). Nela foi a provada, por unanimidade, a “Carta de Maricá”, documento no qual, constam as propostas discutidas durante o encontro, que contou com apoio da Secretaria de Urbanismo, e que serão direcionadas ao Fórum Nacional.

Durante a plenária ficou definido que o próximo ECOB, a ser realizado em 2019, será em um município da região serrana do estado. Integrantes dos nove Comitês decidirão posteriormente entre as cidades de Petrópolis e Teresópolis. Foi eleita, também, a nova composição do Fórum Fluminense com José de Arimatéia, do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Médio Paraíba do Sul, como coordenador geral do FFCBH, e João Gomes de Siqueira, do CBH – Baixo Paraíba do Sul e atual coordenador geral, como coordenador adjunto.

“A partir de agora o Médio Paraíba se coloca a disposição para que nós possamos dar continuidade ao processo. E eu me coloco a disposição de vocês para que nós possamos trabalhar juntos e fortalecer cada vez mais toda a luta e a garra da ponta de cada um”, afirmou José de Arimatéia em seu discurso de posse. “Eu assumo o compromisso de trabalhar para que nós tenhamos mais visibilidade e capacidade de comunicação de todos os trabalhos que são feitos em cada canto desse estado para que possamos mostrar a importância dos mecanismos de gestão participativa das águas”, se comprometeu o novo coordenador geral.

Para o coordenador de Saneamento da Secretaria de Urbanismo de Maricá, Irinaldo Cabral da Silva, a importância do município sediar o ECOB se dá justamente pelas necessidades de Maricá em relação a muitas das pautas discutidas durante todo o evento.

“Temos a informação que o VI ECOB já é considerado a melhor de todas as edições”, comemorou Irinaldo. “Muitos dos temas abordados durante as mesas de debates perpassam por Maricá e com isso nosso município só tem a ganhar”, avaliou. “Como sabemos é muito importante discutir e buscar soluções para o abastecimento e saneamento de água na cidade e durante o ECOB de Maricá tivemos aqui a presença de representantes do Inea (Instituto Estadual do Ambiente ), da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) entre muitos outros, discutindo essas questões e pontuando as necessidades de Maricá, o que na prática pode significar desenvolvimento neste sentido para o município”, concluiu o coordenador.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here