Curso de empreendedorismo para jovens em escola do Bairro da Amizade - Foto: Elsson Campos

As aulas do Projeto Inova Jovem, da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), foram iniciadas na manhã da última segunda-feira (14/05) na Escola Municipal Marcus Vinícius Caetano Santana, que fica no Bairro da Amizade. O programa, que busca a inclusão social de jovens que moram em bairros de maior vulnerabilidade, também incentiva a geração de renda através do empreendedorismo. A ação é conduzida em parceria com a Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher do município.

“Um dos objetivos do curso é sanar problemas de inclusão social e dar autonomia para que estes jovens se desenvolvam financeiramente. Este programa do Governo Federal faz parte do plano Juventude Viva, que visa ter estratégias para reduzir a mortalidade juvenil, sobretudo da juventude negra e vulnerável”, explicou a coordenadora da Juventude de Maricá, Mariana Mello.

De acordo com Mariana, a ideia do Inova é dar meios para que estes jovens tirem suas ideias do papel, se desenvolvam financeiramente, tenham sua autonomia e automaticamente desenvolvam a economia de suas comunidades. “O curso busca tirar as dúvidas e desfazer essa ‘monstrificação’ que se criou em torno do empreendedorismo. Queremos mostrar que o empreendedorismo não é só para quem é rico. Ter uma orientação para seguir com uma boa ideia pode fazer dela uma ideia de sucesso”, ressaltou.

Através do Governo Federal, a cidade de Maricá foi contemplada com uma turma de 25 alunos, entre 18 e 29 anos. No entanto, a partir do Inova, a Coordenação já está pensando em desenvolver algo local. “Queremos ampliar esta faixa etária, começando a partir dos 16 anos, para atender mais pessoas. A ideia é fazer um curso local voltado para o empreendedorismo”, adiantou.

Morador de São José do Imbassaí, Júlio César Carvalho, de 21 anos, aprovou a iniciativa e na próxima semana já irá lançar um aplicativo que vai mapear as trilhas e pontos turísticos do município. “O meu projeto tem a ideia de levar mais ecologia para a cidade através de um aplicativo. Temos muitas trilhas que não são mapeadas e que as pessoas não conhecem, quero trazer estes pontos para o conhecimento das pessoas e dos guias locais. O curso está trazendo ideias excelentes e irá acrescentar bastante conhecimento para o desenvolvimento do meu negócio”, destacou.

Representante da Agência de Fomento Social Besouro, que promove o Inova, Vânia Muniz falou sobre a proposta do programa. “Temos a meta inicial de atender a cerca de 2 mil jovens em todo o Brasil. Esta é a nossa sétima semana de trabalho e já temos casos bem emblemáticos que mostram que a metodologia funciona e é muito interessante”, disse Vânia, explicando que a partir da segunda semana, os projetos entram em um período de incubação que leva 90 dias. “Durante todo período eles serão acompanhados por ligações e com 30, 60 e 90 dias eles receberão a visita de um professor, que irá acompanhar como está sendo desenvolvido o plano de ação estabelecido para cada negócio”.

As aulas começam explorando os sonhos de cada um, a partir de então, são passados conhecimentos relativos ao desenvolvimento destes sonhos. “Já no primeiro dia nós lançamos a proposta da criação de um logotipo para os alunos, eles preenchem uma ficha com todos os seus dados e ideias, e o nosso departamento de design desenvolve marcas que são entregues para eles no final da semana de estudo”, pontuou Vânia.

O conteúdo programático do curso conta com assuntos relacionados à planejamento estratégico, pesquisa de mercado, precificação, fluxo de caixa, gestão, recursos humanos e vendas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here