Equipe de Saúde apresentou na Casa Digital como será o Centro de Referência de Feridas - Foto: Elsson Campos

Técnicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde de Maricá estiveram reunidos com as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e da Coordenação do Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT), na manhã desta quinta-feira (10/05), para conhecer o fluxograma do recém criado Centro de Referência de Feridas. O novo equipamento, que funcionará nas dependências do CDT, anexo ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal (Centro), tem o objetivo de gerar uma ferramenta facilitadora do atendimento de pacientes com lesões.

“O Centro de Diagnóstico já vinha cuidando destes pacientes, agora criamos um fluxo para otimizar e dar a qualificação necessária. Junto ao Pastor Edvaldo Baldow, coordenador do Centro, estamos transformando este espaço também em um local para o tratamento de feridas”, explicou a subsecretária de Saúde, Jussara Quintes.

De acordo com Jussara, neste fluxo o paciente vai ser acolhido inicialmente nas unidades básicas de seus bairros, onde passará por uma avaliação da equipe de enfermagem. “Além dos instrumentos impressos que nós criamos para fazer a referência e a contrarreferência, os pacientes possuem um facilitador dentro do município, que é o transporte coletivo gratuito. Com o Vermelhinho (transporte gratuito) eles podem ser levados até o Centro de Referência de Feridas, caso tenham a necessidade”.

Uma licitação com novos medicamentos e novas coberturas preconizadas pelos Conselhos Federais de Farmácia, Enfermagem e Medicina está sendo realizada para garantir o funcionamento do Centro.