Calçadão em Guaratiba terá 15 km de extensão - Foto: Marcos Fabricio

Para melhorar o acesso dos pedestres que circularm pela Avenida Maysa (RJ-102), em Guaratiba, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Obras, deu início à construção do calçadão que beira a via. Com 3 metros de largura e 15 km de extensão, a partir da descida da ponte que liga Barra de Maricá a Cordeirinho, a nova estrutura já tem cerca de 2,5 mil metros quadrados de área construída e está sendo preparada para dar acessibilidade aos deficientes visuais.

Na fase de preparação foi posta uma camada com 10 cm de reaterro (barro) e 8 cm de pó de pedra para formar a base dos intertravados (como são chamados os tijolos do calçadão). A nova estrutura é composta também por dois recuos de estacionamentos com capacidade para 10 carros. Ao todo, o espaço tem 60 metros de comprimento com extensão de 5m² por vaga.

Em outro ponto da cidade, em Jacaroá, equipes da Secretaria de Obras finalizavam os trabalhos de pavimentação das ruas 34, 48, 49, 47 e 52. Para asfaltar essas vias serão necessários no total 30 caminhões com aproximadamente 19 toneladas de pedra e pó de pedra, materiais utilizados como base para a aplicação da massa asfáltica. Para a execução do trabalho foram necessárias uma motoniveladora (patrol), acabadora e rolo compactador com pneu liso para ser usado no momento da aplicação da massa asfáltica. Foram necessários ainda aproximadamente 60 paletes para colocação de meio-fio.

Morador do Flamengo, Jeferson Colecto, está terminando a construção de sua casa e vai se mudar para Jacaroá. O advogado, de 58 anos, espera que as melhorias não sejam somente nas ruas, mas em todo ao redor, assim como foi feito em Araçatiba. “As obras são necessárias e importantes. O bairro vai melhorar bastante. Vai valorizar os imóveis e todo o local”, disse.

Construindo sua casa desde 2004, o agora morador da localidade, Paulo César Monteiro de Abreu, contou que a reforma vai valorizar o setor imobiliário. ”As obras são necessárias. Isso facilita o acesso aos carros. Para nós, que somos construtores, vai nos ajudar bastante”, afirmou Paulo César que se mudou há cerca de anos para Jacaroá.

Na opinião do vendedor Renato de Souza, a aplicação do asfalto vai acabar com o problema de grandes valas que se formavam nas ruas em dias de chuvas. “Estávamos até conversando com o pessoal da obra que, se não viesse definitivamente o asfalto, o trabalho ia ser em vão. Qualquer chuva que cai forte forma uma vala muito funda e fica ruim para andar com o carro”, contou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here