Prefeito Fabiano Horta entregou certificados aos empresários locais - Foto: Adriana Reis

A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento, Comércio e Petróleo, realizou na noite desta terça-feira (08/05) a entrega dos Certificados de Conclusão das Oficinas SEI, ministradas em parceria com o Sebrae/RJ. Ao todo, 64 empresários da cidade receberam os comprovantes. Na mesa, estiveram presentes o prefeito Fabiano Horta; o secretário de Desenvolvimento Econômico Alan Novais; o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) José Orlando Dias; o coordenador de empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sandro Lima; a secretária de Políticas Inclusivas Sheila Pinto; o gerente-geral do Banco do Brasil Leandro Delphim; o analista do Sebrae/RJ Leonardo Martins; e o presidente da Associação Comercial de Maricá Jorge Luiz Braga.

“São esses empresários que vão desenvolver a microeconomia da cidade, a dinâmica cotidiana do município, a capacidade de perceber novas oportunidades e gerar crescimento, emprego e renda. Então apostar neles é apostar na própria cidade, no desenvolvimento econômico, e a gente começa hoje um ciclo de qualificação que a gente quer acelerar para que a cidade se fomente”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.

Alan Novais, secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo, acredita que os empresários locais é quem vão manter a economia local girando após os royalties do petróleo. “Sempre digo que a Idade da Pedra não acabou por falta de pedra. O petróleo, mesmo na sua pujança, vai ser substituído por outras matrizes energéticas em um futuro próximo. O que precisamos agora é construir as condições para que, quando esse dia chegar, a cidade esteja auto-sustentável, baseada na economia local, na construção da produtividade de cada um desses empreendedores que vão desenhar e construir a cidade”, avaliou.

Os empresários locais estão empolgados com o conhecimento adquirido. Camila Abreu, que trabalha com revenda de roupas e cosméticos e fez duas oficinas, afirma que agora terá condições de estruturar o crescimento. “Eu não tinha muita noção de investimento, não tinha controle sobre as vendas e agora sei como crescer de forma responsável”, afirmou.

Hudson Costa já teve outras empresas na cidade. Agora é dono de uma loja de brinquedos, fez duas oficinas e atualmente está cursando o Empretec. Com todo esse conhecimento, ele acredita que conseguirá aumentar as vendas e se tornar um grande empresário na cidade. “Tive empresa na cidade por nove anos, mas agora eu tenho outra visão em relação a tudo; na parte administrativa, os passos corretos que você tem que dar, realmente pude abrir a mente para isso”, completou.