Curso Empretec é uma parceria da prefeitura com Sebrae para qualificar empresários locais - Foto: Divulgação

Teve início nesta segunda-feira (07/05) a primeira turma do Seminário Empretec, metodologia da Organização das Nações Unidas que tem feito 98,8% dos empreendedores vencerem suas limitações e crescerem dentro do seu nicho de mercado. O curso é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), firmada em fevereiro.

Alan Novais, secretário de Desenvolvimento Econômico, falou sobre a importância da parceria da Prefeitura com o Sebrae/RJ para promover na cidade um curso como o Empretec, uma metodologia aplicada ao redor do mundo. “O poder público está sendo visionário, pois percebe que, se desenvolver o mercado local, o investimento vai retornar para ele. São poucos os administradores públicos que percebem isso e, felizmente, temos essa visão aqui na cidade”, afirmou.

Para o coordenador de empreendedorismo Sandro Lima, a cidade está preparando o empresário local. “A iniciativa da prefeitura tem sido inovadora no sentido de aplicar seus recursos no empresariado local com um treinamento da importância do Empretec. Isso demonstra que o município está olhando para o futuro, mas fazendo a diferença agora. Estamos vendo a transformação e qualificando o mercado local para essas mudanças”, disse.

O instrutor Marcos Almeirão destacou a vontade e expectativa de todos já no primeiro contato com a turma. “Percebemos que é um público de empresários, pessoas formadoras de opinião da cidade. O grupo veio muito motivado, entendendo a importância do Empretec, entendendo a importância dessa iniciativa para qualificação do mercado local. Acreditamos que eles serão multiplicadores dessa metodologia e, consequentemente, gerar profissionalização na região em que ela está inserida. Não à toa, essa metodologia foi escolhida pela ONU como formadora de renda. Vamos colher grandes frutos com essa turma e o grande ganho vai ser a multiplicação desse novo padrão de comportamento”, analisou.

O empresário de transporte alternativo Leonardo Ramires afirmou que conheceu o Empretec através de um professor na faculdade. E já chegou ao curso com expectativa traçada: “O professor me falou do curso, me disse que era algo que ia trazer um norte, um direcionamento. Até mesmo no modo de se portar e ter uma vida plena. A expectativa é essa: como administrar a minha vida e meu tempo?”.

O curso será ministrado até o próximo sábado, 12 de maio. São 60h de capacitação em seis dias, e o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base dez características comportamentais.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here