Curso Empretec é uma parceria da prefeitura com Sebrae para qualificar empresários locais - Foto: Divulgação

Teve início nesta segunda-feira (07/05) a primeira turma do Seminário Empretec, metodologia da Organização das Nações Unidas que tem feito 98,8% dos empreendedores vencerem suas limitações e crescerem dentro do seu nicho de mercado. O curso é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), firmada em fevereiro.

Alan Novais, secretário de Desenvolvimento Econômico, falou sobre a importância da parceria da Prefeitura com o Sebrae/RJ para promover na cidade um curso como o Empretec, uma metodologia aplicada ao redor do mundo. “O poder público está sendo visionário, pois percebe que, se desenvolver o mercado local, o investimento vai retornar para ele. São poucos os administradores públicos que percebem isso e, felizmente, temos essa visão aqui na cidade”, afirmou.

Para o coordenador de empreendedorismo Sandro Lima, a cidade está preparando o empresário local. “A iniciativa da prefeitura tem sido inovadora no sentido de aplicar seus recursos no empresariado local com um treinamento da importância do Empretec. Isso demonstra que o município está olhando para o futuro, mas fazendo a diferença agora. Estamos vendo a transformação e qualificando o mercado local para essas mudanças”, disse.

O instrutor Marcos Almeirão destacou a vontade e expectativa de todos já no primeiro contato com a turma. “Percebemos que é um público de empresários, pessoas formadoras de opinião da cidade. O grupo veio muito motivado, entendendo a importância do Empretec, entendendo a importância dessa iniciativa para qualificação do mercado local. Acreditamos que eles serão multiplicadores dessa metodologia e, consequentemente, gerar profissionalização na região em que ela está inserida. Não à toa, essa metodologia foi escolhida pela ONU como formadora de renda. Vamos colher grandes frutos com essa turma e o grande ganho vai ser a multiplicação desse novo padrão de comportamento”, analisou.

O empresário de transporte alternativo Leonardo Ramires afirmou que conheceu o Empretec através de um professor na faculdade. E já chegou ao curso com expectativa traçada: “O professor me falou do curso, me disse que era algo que ia trazer um norte, um direcionamento. Até mesmo no modo de se portar e ter uma vida plena. A expectativa é essa: como administrar a minha vida e meu tempo?”.

O curso será ministrado até o próximo sábado, 12 de maio. São 60h de capacitação em seis dias, e o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base dez características comportamentais.