Uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Maricá e a Universidade Federal do Rio de Janeiro promove uma capacitação em auriculoterapia para profissionais que atuam na rede de Atenção Básica municipal. A auriculoterapia é uma técnica terapêutica que promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos localizados na orelha. A técnica estimula as zonas neurorreativas por meio de esferas ou sementes de mostarda, previamente preparadas para esse fim.

O curso, cuja primeira aula foi realizada nesta terça-feira (08/05), tem carga horária de 120 horas e acontece na Escola Caio Figueiredo, em Inoã, todas as terças das 9h às 16h até o dia 5 de junho. As aulas são ministradas pela Escola de Enfermagem Ana Néri, da UFRJ, e a capacitação tem organização do setor de Práticas Integrativas da Secretaria de Saúde.

O coordenador do setor, Rafael Dias, garante que ao final do curso todos os postos de saúde da rede municipal terão a auriculoterapia disponível para os pacientes. “Atualmente são 25 profissionais participando, que vão se somar a outros já capacitados anteriormente. Quando este curso terminar, serão 75 pessoas prontas para atender na rede”, afirmou ele. Entre os participantes estão enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas, psicólogos e outros especialistas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here