Prefeito entregou certificados do Curso de Prevenção a Incêndios Florestais - Foto: Clarildo Menezes

Na manhã desta quinta-feira, os alunos da 1º e 2º turma do Curso de Prevenção a Incêndios Florestais e Noções de Defesa Civil, receberam na sede da Defesa Civil, no bairro Colinas, os certificados de conclusão de curso, que teve duração de cinco meses. Com inscrições voluntárias, 45 colaboradores das secretarias de Conservação e Obras aprenderam como agir na identificação de focos de incêndio em matas e em terrenos roçados e como proceder até a chegada das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. O prefeito Fabiano Horta participou da cerimônia de entrega dos certificados, acompanhado dos secretários Luiz Carlos dos Santos (Proteção e Defesa Civil) e Adelso Pereira (Conservação), que homenageou também Nelson Rodrigues, servidor há 35 anos da Prefeitura e que se aposentou há 3 meses na Defesa Civil.

Fabiano Horta destacou o trabalho desempenhado pelos colaboradores que estão 24 horas por dia nas ruas e que, muitas vezes, são os olhos dos órgãos de combate aos incêndios florestais, pois conseguem identificar com mais rapidez os eventos naturais que possam prejudicar o meio ambiente e colocar em risco a vida de muitas pessoas.

“Isso é uma demanda da nossa gestão, pois sabemos que de uma hora para outra podemos ter um conjunto de ações físicas da natureza que podem afetar a vida das pessoas e a sociedade. Precisamos de gente com capacidade para realizar um trabalho preventivo em conjunto com a Defesa Civil e os mais próximos da realidade das nossas ruas e matas são os colaboradores dessas duas secretarias. Sabemos que ainda há muito a avançar, mas tenho certeza de que já demos muitos passos a frente com a Defesa Civil de Maricá servindo de referência para outros municípios e estados”, afirmou o prefeito.

Com equipamentos próprios para o combate a pequenos focos de incêndio que possam ocorrer, principalmente nas épocas de mata seca que se aproximam, o major Dias, coordenador de salvamento marítimo e capacitação da Defesa Civil, orientou sobre o correto uso da mochila d’água e dos abafadores, por exemplo, além de como devem proceder no chamado de ajuda à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, que têm um maior aparato no combate a incêndios florestais.

“Tivemos o objetivo de formar trabalhadores com compromisso de zelar pelo seu dia-a-dia de trabalho, com noções de Defesa Civil e técnicas de prevenção a acidentes florestais”, disse o major.

Para o secretário de Proteção e Defesa Civil, Luiz Carlos dos Santos, o que mais impressionou foi a receptividade dos alunos do curso sobre os ensinamentos, já que foi um curso voluntário e mesmo assim muitos decidiram se inscrever.

“Nesse curso tivemos uma grata surpresa por ver que tantos colaboradores interessados em aprender como prevenir incêndios em seus locais de trabalho e também em suas próprias residências. Isso é possível com os investimentos municipais na Defesa Civil, com o reequipamento das instalações e contratação de pessoas para isso”, concluiu Luiz Carlos.