Mundo do Faz de Conta no Espraiado - Foto: Fernando Silva

Levar conhecimento sobre autores infantis, incentivar a leitura e ensinar compreensão de textos fora da sala de aula foi a proposta do “Espraiado no Mundo do Faz de Conta”. Realizado nesta quinta-feira (26/04) pela Escola Municipal Espraiado, crianças entre 3 e 12 anos puderam apresentar em forma de peças teatrais as histórias contadas por autores infantis como “A Fábula dos Sapinhos” (Monteiro Lobato); “Teresinha e Gabriela” (Ruth Rocha); “A Cigarra e a Formiga” (Jean de la Fontaine); “Cadê meu travesseiro?” (Ana Maria Machado), “A Casa” (Vinícius de Moraes); “O menino maluquinho” (Ziraldo) e “Um plano para salvar o planeta” (Maurício de Souza).

Durante o primeiro trimestre do ano os professores trabalharam com os alunos do Pré-I (4 anos) até o 5° ano (12 anos) temas como desmatamento, conservação do ambiente, o bullying nas escolas, além de brincadeiras, cantigas infantis e contos de fadas.

Diretora da unidade há um ano e meio, Adriana Antunes destacou o empenho das professoras para a realização do projeto. “Dentro da sala, antes de chegar nessa culminância elas trabalharam com livrinhos de história e tirinhas de Maurício de Souza. Foi uma atividade muito rica, não só para eles como para nós que estamos de fora observando o trabalho da turma e das professoras. Não foi fácil porque requer toda uma produção. Foi um envolvimento muito grande da equipe”, avaliou.

Professora do 1° ano (crianças de 5 e 6 anos), Claudiane Norato contou que não houve dificuldade em trabalhar com a fábula “A Cigarra e a Formiga”. Por Espraiado ser um bairro rural, fica mais fácil para as crianças a associação do conto com o local onde vivem. “Os alunos se identificaram com os personagens, conhecem até mesmo os animais. Aqui, por ser um lugar de vegetação, tem muitas formiguinhas e cigarras. Foi muito fácil trabalhar com eles assim”, afirmou.

Orientados pela professora Silvana da Silva Marques, os alunos do 5° ano (12 anos) foram os responsáveis por contar e encenar o livro “Um plano para salvar o planeta”, de Maurício de Souza. De uma maneira divertida e diferente o autor procura passar para as crianças as pequenas mudanças do cotidiano e as mais diversas maneiras de salvar o planeta. Ao longo da pesquisa sobre o autor, os alunos aprenderam músicas, poesias e confeccionaram cartazes em salas de aula.

Para Silvana Marques, que também é a professora do 3° ano, o objetivo é abordar outros temas no decorrer do ano letivo. “No 2° trimestre estou pretendendo trabalhar diversidade com relação ao respeito, porque tem personagem autista na Turma da Mônica. Vou começar a mostrar que existem alunos com algumas necessidades e que devemos ter respeito por eles”, explicou.

Mãe do David, de 8 anos, que cantou a música “A Casa”, a dona de casa Vanessa Rosa da Cunha elogiou a iniciativa da escola. “Eu acho perfeita essa ação da porque é cultural e educativo. Ensina as crianças um pouquinho de nossa cultura”, disse.

Ansiosa para ver a apresentação de sua filha Sarah, de 5 anos, Claudete Aparecida, de 35 anos, revelou que o projeto ajudou no desenvolvimento de sua filha em sala de aula, uma vez que foi identificada com um leve déficit de atenção. “Antes, ela tinha que juntar as letras para resumir o que estava falando. Dessa vez, ela já chegou cantando a música toda empolgada. Isso para mim é gratificante porque ela ultrapassou as dificuldades”, resumiu a dona de casa.

O vidraceiro Carlos Tomé se orgulhou da apresentação de sua filha Alice, de 6 anos, “A Cigarra e Formiga” e parabenizou o projeto da escola do Espraiado. “É muito interessante porque ajuda no crescimento da criança e desenvolve outros conhecimentos. Isso é muito bem-vindo. Que venham mais programas como este para as crianças porque é muito bom”, sugeriu o pai de 37 anos.

A Escola Municipal do Espraiado fica na Estrada do Espraiado e conta com 98 alunos no total.