Fiscais interditam consultório dentário no Centro de Maricá - Foto: Divulgação

As equipes do Procon Maricá e da Vigilância Sanitária Municipal realizaram, nesta terça-feira (24/04), uma ação conjunta de fiscalização em consultórios dentários localizados no Centro. Em um, localizado na Praça Conselheiro Macedo Soares, foram constatadas diversas irregularidades, como falta de certificado do Corpo de Bombeiros e alvará de funcionamento vencido, material armazenado em local impróprio, lixeiras sem pedais, banheiro sujo, ferramentas expostas sem proteção nas pontas e faces e ausência de vários documentos. No local existem três salas para atendimento odontológico e uma foi interditada, já que a parede estava com buraco aberto devido à retirada de um aparelho de ar-condicionado. A fiscalização também constatou ausência do livro de reclamações do Procon e um exemplar do Código de Defesa do Consumidor que não estava à mostra.

Angélica Spíndola, coordenadora do Procon Maricá, afirmou que as fiscalizações têm surtido efeito e melhorado a relação cliente-comércio/fornecedor de serviços na cidade. “As fiscalizações estão acontecendo e não é apenas nos consultórios dentários. Vamos em todos os ramos. Estamos atendendo as denúncias que recebemos. Estamos notificando quem está com alguma irregularidade e, se o local não se regularizar, vamos tomar as medidas cabíveis. Não queremos prejudicar o empresariado, mas é necessário que todos entendam que não podem estar a margem da lei”, declarou Angélica.

O coordenador da Vigilância Sanitária Carlos Humberto Gomes afirmou que esse tipo de trabalho é para garantir a salubridade do local para os pacientes. “A ideia é que haja melhoria para a população para que não tenha nenhum tipo de bactéria ou algo desse nível, e para o empresário, que paga a taxa para que venham as fiscalizações. Nós viemos para a melhoria deles. Estamos aqui para coloca-los de acordo com o que rege a lei”, afirmou.

O Procon Maricá funciona na Rua Álvares de Castro, 346 – Centro (na sede da Prefeitura), das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (21) 2634-1342.