Luciana Ribeiro levou mudas de pata de vaca rosa e araçá-roxo para plantar no Bananal - Foto: Fernando Silva

Nesta quinta-feira (19/04) foi dia da Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, receber mais uma edição do projeto Maricá + Verde, da Secretaria Cidade Sustentável. Ao todo, foram doadas 120 mudas de diversas espécies nativas da Mata Atlântica, como os ipês rosa (Handroanthus heptaphyllus), branco (Tabebuia roseo-alba) e amarelo (Handroanthus albus), oiti (Licania tomentosa), sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides), pinha (Annona squamosa), araçá-roxo (Psidium myrtoides), e as patas de vaca rosa (Bauhinia variegata) e branca (Bauhinia forficata).

Antes mesmo da abertura, diversas pessoas já aguardavam o início da distribuição das mudas. Entre os que procuraram a tenda estava a recepcionista Luciana Ribeiro, de 39 anos, moradora do bairro Bananal, que levou duas mudas, uma de pata de vaca rosa e outra de araçá-roxo. A recepcionista pretende plantar as duas espécies na calçada em frente a sua casa. Para ela, o projeto é fundamental para incentivar a preservação da natureza. “Quanto mais árvore, mais oxigênio, mais vida. Temos que buscar purificar o ar e deixar nossa cidade ainda mais saudável e bonita”, explicou.

A aposentada Jacira dos Santos, de 56 anos, moradora de Itaipuaçu, visitou o espaço e pela primeira vez recebeu duas mudas: uma de ipê rosa e outra de araçá roxo. “Tem um quintal enorme e já tenho pés de acerola, banana e abacate. Adoro plantas e fiz questão de vir pegar minha muda”, destacou. Já a aposentada Maria José de Almeida, de 68 anos, vai plantar as mudas de ipê rosa, amarelo e branco na rua onde mora no Flamengo. “Minha casa já parece uma floresta. São 360m² de quintal com mangueira, laranjeira, coqueiro. Mas, agora, vou plantar nas calçadas. Se todos nós tivéssemos a consciência da importância do verde, não teríamos falta de água”, salientou.

De acordo com a Secretaria de Cidade Sustentável, todas as mudas que são disponibilizadas para doação no “Maricá+Verde” são oriundas do horto criado pelo próprio órgão que fica no Caxito e, a que tem mais procura do público é o ipê, muito utilizada no plantio em calçadas, por sua florada exuberante e também pelo fato de não causar danos à calçada. Conforme informações da secretaria, cada espécie tem um tempo de crescimento específico. A aroeira, por exemplo, desenvolve em um ano. Já o ipê rosa, leva em média três anos para florescer.

O “Maricá+Verde” acontece todas às quintas-feiras do mês visitando diversos bairros de Maricá. No dia 26/04, passará pelo Spar. Em maio, a tenda passará por Jaconé, no dia 03/05; São José de Imbassaí, no dia 10/05; Divinéia, no dia 17/05; e Flamengo, no dia 24/05. Em junho, as mudas estarão disponíveis novamente no Centro, mas na Praça Conselheiro Macedo Soares, no dia 07/06 e depois na praça de Itapeba, no dia 14/06; Ponta Negra, no dia 21/06, e em Itaocaia Valley, no dia 28/06. A distribuição começa sempre às 9h.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here